TRAGÉDIA

Defesa de atirador bolsonarista pede exame de embriaguez de petista assassinado

Advogados da família de Marcelo Arruda afirmam que querem transformar Jorge Guaranho, que disparou contra o dirigente petista, em vítima

Defesa de atirador bolsonarista pede exame de embriaguez de petista assassinado.
Escrito en POLÍTICA el

A defesa do agente penal federal Jorge Guaranho, que assassinou a tiros o guarda municipal e dirigente petista Marcelo Arruda enquanto ele realizava a sua festa de aniversário de 50 anos, no último sábado (9), e que tinha como tema o PT e o Lula, pediu à Justiça do Paraná exames periciais para "constatação de embriaguez" da vítima. O crime ocorreu em Foz de Iguaçu. 

Representada pelo advogado Daniel Godoy, a defesa de Marcelo Arruda reagiu e declarou que se trata de "uma tentativa de criminalizar a vítima, justificar a versão de que se trata de briga de bar e de descaracterizar o crime de ódio por motivação política", declarou Godoy ao UOL. 

O pedido do exame é assinado pela advogada pela Marise Jussara Franz Luvison, que foi indicada pelo Sindicato dos Agentes Federais de Execução Penal de Catanduvas (PR), local onde Guaranho trabalha. 

De acordo com o documento ao qual o UOL teve acesso, a defesa solicita imagens de câmeras de vigilância para verificar o consumo de bebida alcoólica pelo aniversariante na festa. 

Apesar das imagens mostrarem que Jorge Guaranho inicia a discussão, ameaça as pessoas na festa e depois retorna para assassinar o petista Marcelo Arruda, a defesa Guaranho alega que ele agiu em legítima defesa. 

A advogada que representa Guaranho afirma que a vítima retira a arma da cintura e aponta em direção ao acusado. "Jorge Guaranho realiza passos para trás e, na busca de se defender, aponta a arma em direção a Marcelo", diz a advogada no documento. 

"As imagens mostram que o acusado Jorge profere algumas palavras, e pelo que indica, pedindo para que a vítima abaixasse a arma, o que é ignorado, e ainda assim, Marcelo continua indo ao encontro do acusado com a arma em punho apontada na direção de Jorge, obrigando-o a efetuar dois disparos na busca de sua defesa", continua o documento apresentado pela defesa do bolsonarista. 

Jorge Guaranho está internado na UTI do Hospital Ministro Costa Cavalcante e respira com o auxílio de ventilação mecânica. Seu quadro é considerado estável. Guaranho está sob custódia da polícia, pois, teve prisão preventiva decretada. 

 

Defesa de Marcelo Arruda contesta versão de legítima defesa 

 

O advogado Daniel Godoy contesta a versão de legítima defesa apresentada pela advogada que defende o atirador bolsonarista. 

"Guaranho atira duas vezes para dentro. Depois, entrou no local e desferiu mais um tiro quase à queima-roupa. Só depois de atingido e caído no chão é que Marcelo atira", diz Godoy. 

A defesa de Arruda também questiona a atuação do sindicato na defesa de Guaranho. "Não existe amparo legal para a atuação do sindicato, que pode atuar em questões de natureza coletiva, que envolvam a categoria. Esse caso diz respeito à prática de um crime", afirma Godoy.


Vídeo mostra policial bolsonarista matando petista, que apenas reage

 

Um vídeo que registrou a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, que era também tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) em Foz do Iguaçu (PR), assassinado por um policial penal federal bolsonarista, durante sua festa de aniversário, foi divulgado na tarde deste domingo (10) e não deixa dúvidas: o petista que celebrava 50 anos com o tema da festa homenageando Lula foi vítima de um ataque covarde, de ódio e gratuito. 

As cenas revelam Arruda sendo baleado à distância e caindo no chão. Quando o policial extremista se aproxima e realiza mais disparos, a vítima se vira e revida atirando, atingindo o agressor, que cai metros à frente.

O guarda municipal, em função de seu ofício, tinha uma arma legal e autorização de porte. Como o assassino tinha passado minutos antes ameaçando “matar todos os petistas” da festa, Arruda resolveu pegar sua arma no carro e mantê-la na cintura, para se proteger de um eventual regresso do bolsonarita. Em momento algum a vítima saca a pistola, até que é atingida e, no solo, percebe que vai ser morto.

As imagens põem fim num discurso com falsa simetria que tomou conta das redes, principalmente por parte de bolsonaristas e da imprensa hegemônica, que noticiou um “desentendimento” e uma “troca de tiros”, gerando repúdio de grande parte da sociedade e dos setores democráticos do universo político brasileiro.

 

 

 

 

Com informações do UOL.