MAMÃE FALEI

PF deve investigar Arthur do Val por suspeita de evasão de divisas

O ex-deputado é suspeito de ter praticado o crime com o dinheiro recebido por doações do Brasil, enquanto viajava para a Ucrânia, em março de 2022

Mamãe Falei e Renan Santos fazem pose com coquetéis molotov na Ucrânia.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Polícia Federal (PF) abrir inquérito para investigar o ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), o Mamãe Falei, por suspeita de evasão de divisas com dinheiro de doações recebidas, por meio de PIX, durante viagem ao Leste Europeu, em março de 2022.

O despacho pedindo que a PF investigue a suspeita do crime foi assinado por Luciana da Costa Pinto, procuradora da República. Ela informou somente que “não comenta eventuais investigações em andamento”, segundo o UOL

As doações, organizadas por Mamãe Falei e Renan dos Santos, um dos coordenadores do Movimento Brasil Libre (MBL), resultaram na arrecadação de R$ 180 mil, enquanto estavam na Eslováquia. Eles alegaram que o intuito era levantar recursos para ajudar as vítimas da guerra na Ucrânia

Após voltar do Leste Europeu, Do Val teve o mandato cassado em consequência do vazamento de áudios, nos quais o então parlamentar fazia comentários com conteúdo sexista sobre as mulheres ucranianas, que “eram fáceis, porque eram pobres”.

O MPF analisou dois procedimentos contra o ex-deputado. Um processo é sobre evasão de divisas e outro a respeito da fabricação de coquetéis molotov para o exército ucraniano. Ele chegou a postar uma foto ao lado das garrafas usadas para produzir o explosivo.

Ação é apresentada pelo deputado estadual Emidio de Souza

A ação foi apresentada pelo deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP). Porém, o MPF encaminhou o processo ao MP-SP, que diz estar analisando a notícia-crime.

A assessoria de Do Val negou que ele tenha cometido o crime e afirmou que “oponentes” costumam atacá-lo em ano eleitoral. “A prestação de contas já foi feita e divulgada pela imprensa. Toda a operação foi realizada em conformidade com a lei e já auditada. O Movimento Brasil Livre está à disposição do órgão competente para apresentar essa documentação”, alegou a assessoria.