ELEIÇÕES 2022

PSB oficializa apoio a Lula e Alckmin durante ato em Brasília

PT não terá candidato a governador em PE e apoiará o PSB, e em São Paulo ocorre o oposto: o ex-pré-candidato a governador do PSB concorrerá ao Senado para apoiar o petista Fernando Haddad

Convenção nacional do PSB oficializa apoio a Lula e candidatura de Alckmin. 29 de julho de 2022.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A convenção nacional do PSB foi realizada nesta sexta-feira (29) em Brasília e oficializou o apoio da legenda à candidatura do ex-presidente Lula.

Durante a convenção, o partido também oficializou Geraldo Alckmin como candidato a vice na chapa de Lula. O ex-tucano e ex-governador de São Paulo é hoje filiado ao PSB. Ambas oficializações foram decididas por aclamação.

A aliança entre os partidos também envolve o PV, o PC do B e o Solidariedade. Rede e PSOL devem compor mas ainda não oficializaram a adesão. A chapa, com Lula à cabeça e Alckmin vice, lidera as principais pesquisas com cerca de 47% dos votos válidos e agora tentará um crescimento nos próximos meses para vencer ainda no primeiro turno.

PT e PSB são aliados de longa data e de eleições passadas. Nesse ano, as negociações de aliança envolveram pleitos estaduais. Enquanto em Pernambuco o PT não terá candidato a governador e apoiará o candidato do PSB, em São Paulo ocorre o oposto: o ex-pré-candidato a governador do PSB abandona a disputa e concorrerá ao Senado para apoiar o petista Fernando Haddad.