ELEIÇÕES 2022

PDT de Ciro encomenda pesquisa no Ceará; Lula aparece com 59%

Em pesquisa Quaest encomendada por seu partido e em seu reduto eleitoral, Ciro Gomes marca apenas 11% das intenções de voto; Bolsonaro, por sua vez, aparece em segundo lugar, mas bem distante de Lula

Lula é líder isolado em pesquisa no Ceará.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Quaest sobre o cenário eleitoral no Ceará, divulgada nesta quarta-feira (6), mostra que o ex-presidente Lula (PT) é líder isolado na corrida pela presidência entre os eleitores do estado. O levantamento foi encomendado pelo PDT, partido de Ciro Gomes, um dos pré-candidato ao Palácio do Planalto. 

Em seu reduto eleitoral, no entanto, Ciro não apresenta desenvoltura muito diferente do que a que vem sendo registrada em pesquisas nacionais. O pedetista aparece em terceiro lugar com 11% das intenções de voto. Já o ex-presidente Lula (PT) consta isolado na liderança, com 59% das intenções de voto entre os cearenses. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, é o segundo colocado, com 18%

André Janones (Avante) desponta na quarta posição, com 3%. Ele está à frente de Simone Tebet (MDB), que marca apenas 1%. Votos em branco e nulos representam 4%, enquanto 1% do eleitorado ainda não decidiu em quem vai votar.

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, isto é, quando o nome dos candidatos não é citado, o desempenho de Ciro em seu estado é ainda pior. O ex-governador soma apenas 3% das intenções de voto. Já Lula lidera com 44%, bem à frente do segundo colocado, Bolsonaro, que tem 14%

Segundo turno 

Nas simulações de segundo turno entre eleitores cearenses, Lula vence em todos os cenários. Contra Bolsonaro, o ex-presidente marca 70%, enquanto o atual mandatário aparece com 22%. 

Se o oponente de Lula fosse Ciro, o petista levaria a melhor com 62%, contra 28% do pedetista. Já em uma simulação entre Ciro e Bolsonaro, o candidato do PDT leva a melhor com 64%, contra 24% do titular do Palácio do Planalto.

O levantamento da Quaest, encomendado pelo PDT Ceará, foi realizado entre os dias 27 de junho e 1 de julho com 1.500 entrevistas em todo o estado. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.