ELEIÇÕES 2022

Fux diz que sistema eleitoral é um dos mais eficientes, confiáveis e modernos do mundo

O presidente do STF defendeu o sistema eleitoral brasileiro em seu discurso na abertura do semestre na Corte, depois de um mês de recesso

Luiz Fux vai deixar a presidência do STF.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu, nesta segunda-feira (1), a eficiência do sistema eleitoral brasileiro. O magistrado fez as declarações durante seu discurso de abertura do semestre na Corte, depois de um mês de recesso.

“Felizmente, nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo, [...] uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral”, afirmou Fux.

Jair Bolsonaro (PL) e seus seguidores frequentemente atacam o sistema e a Justiça Eleitoral, inclusive fazendo falsas acusações sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, sem nunca terem apresentado provas.

O ministro Alexandre de Moraes, que substituirá Edson Fachin na presidência do Tribunal Superior Eleitor (TSE), disse que, atualmente, é importante relembrar a importância e seriedade da Justiça Eleitoral. Nos últimos dias, tem havido grade apoio da sociedade civil em defesa da Justiça Eleitoral, segundo Moraes.

“Quem conhece as urnas eletrônicas, quem conhece o sistema de votação, se de boa-fé for, certamente vai verificar que nós podemos nos orgulhar do nosso sistema eleitoral”, destacou.

Fux disse, ainda, que o STF espera que os candidatos não desrespeitem os rivais e que as eleições transcorram em paz e sem incidentes.

“O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos cargos eletivos respeitem os seus adversários, que efetivamente não são seus inimigos. Confia na civilidade dos debates e, principalmente, na paz, que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes", declarou.

“Nunca é demais renovar ao país os votos de que nós, cidadãos brasileiros, candidatos e eleitores e demais partícipes, permaneçamos leais à nossa Constituição Federal, sempre compromissados para que as eleições deste ano sejam marcadas pela estabilidade institucional e pela tolerância”, afirmou Fux.

“Nesse contexto de pluralidade e de interdependência, a prosperidade do nosso Brasil, seja qual for o resultado das urnas, exige que, ao longo de todo esse processo, sejamos capazes de exercer e de inspirar nos nossos concidadãos os valores do respeito e do diálogo”, acrescentou o ministro.

Rosa Weber deve ser eleita nova presidente do STF

Fux também ressaltou que a ministra Rosa Weber deve ser eleita, na próxima semana, a nova presidente do STF, e o ministro Luís Roberto Barroso, vice. A posse de Rosa Weber está prevista para 12 de setembro, de acordo com informações do G1.