ELEIÇÕES 2022

Em SP, Lula tem 10 pontos de vantagem para Bolsonaro, diz pesquisa Ipec

Ex-presidente está à frente de Jair Bolsonaro no maior colégio eleitoral do país

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa presidencial feita em São Paulo pelo Ipec, encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira (15), aponta que o ex-presidente Lula (PT) lidera com 38% das intenções de voto

O petista está 10 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), que soma 28% entre o eleitorado paulista. Já Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 3% das intenções de voto. 

Governo do estado 

Na disputa pelo governo de São Paulo, a pesquisa Ipec mostra que o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera com ampla vantagem. O petista soma 29% das intenções de voto, índice que representa mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que tem 12%. 

O atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), aparece em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto. O tucano é seguido por Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Vinicius Poit (Novo), todos empatados com 2%. Fecha a lista Edson Dorta (PCO). Votos em branco e nulos representam 23%, enquanto 16% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam. 

A pesquisa Ipec foi realizada durante o processo de registro das candidaturas. O levantamento contou com 1.200 entrevistas feitas em todo o estado entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.