ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Lula anuncia Ministério dos Povos Originários para "cuidar da Amazônia"

A correspondentes internacionais, Lula afirmou ainda que vai acabar com garimpo ilegal na região amazônica. "Não precisamos derrubar uma única árvore para plantar soja, milho, cana de açúcar ou para criar gado".

Lula em entrevista a correspondentes internacionais.Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista a correspondentes da mídia internacional na manhã desta segunda-feira (22), Lula (PT) anunciou a criação do Ministério dos Povos Originários para cuidar da Amazônia. A política predatória na Amazônia é um dos principais alvos de críticas no cenário internacional.

"Tem uma coisa que a gente precisa fazer imediatamente que é recuperar todas as coisas que tínhamos criados para combater o desmatamento na Amazônia, inclusive recuperar o Ibama, que foi desmontado", disse Lula, emendando que "vamos criar o Ministério de Povos Originários".

"É preciso que a gente saiba de uma vez por todas que nossos indígenas já têm maioridade e que vão cuidar da Amazônia com muito mais força se tiverem autoridade para cuidar disso", afirmou.

Lula afirmou ainda que pretende envolver na discussão sobre a preservação da floresta todos os países amazônicos e que vai acabar definitivamente com o garimpo ilegal.

"A questão da Amazônia será cuidada com muito carinho não apenas pelo Brasil, mas temos que envolver nessa discussão a todos os países amazônicos. Temos que envolver a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador, temos que envolver inclusive a Bolívia, que está muito perto de nós, para que tenhamos uma atitude coletiva em defesa de nossas florestas e nossa biodiversidade. E aqui no Brasil tenho tido para as pessoas que definitivamente vamos acabar com qualquer possibilidade de garimpo ilegal. Isso tem que passar não apenas a ser uma lei, mas quase uma profissão de fé. Nós não precisamos derrubar uma única árvore para plantar soja, milho, cana de açúcar ou para criar gado", disse Lula, confrontando a política de Bolsonaro para a Amazônia.

Assista.