ELEIÇÕES 2022

Randolfe aciona STF para assegurar passe livre no país todo no dia das eleições

“Há informações de que prefeituras bolsonaristas podem tomar medidas para aumentar a abstenção e, assim, tentar evitar a vitória de Lula em 1º turno”, diz senador

Randolfe quer passe livre para todas as cidades do país.Créditos: José Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) usou as redes sociais para anunciar que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra prefeituras de algumas cidades, que decidiram suspender o passe livre nos transportes públicos, neste domingo (2), dia das eleições.

“Nunca foi tão importante votar como nos tempos atuais. E esse direito deve ser garantido, aliado às condições necessárias. Vou acionar o STF para que seja garantido passe livre nos transportes públicos no próximo domingo em todo o país!”, postou.

O passe livre nos transportes públicos é uma tradição nos dias de eleição para incentivar a presença dos eleitores. Randolfe quer que a medida seja estendida a todos os municípios do país.

O caso que provocou maior repercussão é o de Porto Alegre, onde o prefeito Sebastião Melo (MDB), apoiador de Jair Bolsonaro (PL), sancionou lei, no final de 2021, que cancela a gratuidade nos transportes no dia da votação, o que vigorava havia quase três décadas.

Por intermédio da Rede, seu partido, Randolfe vai provocar o STF com uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

“Vamos pedir que sejam assegurados todos os meios para levar os eleitores às urnas”, afirma o senador

“Além do caso de Porto Alegre, há informações de que prefeituras bolsonaristas podem tomar medidas para aumentar a abstenção e, assim, tentar evitar a vitória de Lula em primeiro turno no domingo. Por isso, vamos pedir que sejam assegurados todos os meios para levar os eleitores às urnas”, afirmou Randolfe à coluna de Chico Alves, no UOL.

O senador reivindica que na cidade onde já existe o passe livre, o direito seja mantido e no local onde não há, seja garantido, excepcionalmente, nesse dia.

“A gente sente que tem um movimento em curso da parte do bolsonarismo para evitar o deslocamento dos eleitores para evitar que vão às urnas”, alertou Randolfe.