ELEIÇÕES 2022

Lula: “O presidente ‘honesto’ comprou R$ 26 milhões em imóveis em dinheiro vivo, tem que explicar"

Ex-presidente Lula (PT) relembra escândalo da compra de mansões com dinheiro vivo e diz que Jair Bolsonaro não é ‘sério’ durante evento com assistentes sociais em São Paulo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT).Créditos: José Cruz/ Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em São Paulo nesta segunda-feira (5) para evento em que falou para assistentes sociais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro ganhou as manchetes dos jornais e as redes sociais por conta do encontro entre o petista e o padre Julio Lancellotti, famoso defensor do povo das ruas da capital paulista. Mas além disso, o líder das pesquisas também endureceu o discurso contra o atual presidente.

Antes das falas, os presentes assistiram a gravações de depoimentos de assistentes sociais em um telão. Em seguida falaram representantes da categoria, assim como o Padre Júlio Lancellotti e Fernando Haddad (PT), candidato a governador do Estado. Em sua fala, o petista fez duras críticas ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e se mostrou confiante com uma futura vitória nas urnas.

“Não estamos lidando com gente séria. Temos que saber com quem estamos lidando. Estamos lidando com alguém que brincou com a Covid, com a morte, que zombou da morte. Isso tem que valer para que a gente convença a sociedade brasileira de que isso não pode continuar. Não derramou uma única lágrima pelos 682 mil brasileiros que morreram. Esse cidadão é resultado da negação da política. Toda vez que tentam mostrar que a política não presta, um cara que tinha 28 anos passou pela sociedade como se não fosse político. E o povo novamente se enganou, principalmente pela divulgação de mentiras como se fossem verdade”, disse.

O ex-presidente e principal candidato a assumir o Planalto em 2023 ainda lembrou dos escândalos envolvendo a compra de imóveis de luxo em dinheiro pela família presidencial. “O presidente ‘honesto’ comprou 26 milhões de reais em imóveis à vista, em dinheiro vivo. Pergunta para aquela família como eles conseguem fazer isso! Eu não sei o que é, só sei que tem cheiro podre no ar porque não é com salário de deputado que se compra. Por isso que essa gente, ao invés de ficar gritando que é honeste, tem que se explicar para a sociedade”, criticou e tirou risos da plateia ao perguntar se os presentes também compram casas da mesma maneira.

Lula ainda chamou a atenção para a importância de votar em um Congresso que permita que as políticas sociais aconteçam e ajudem a reconstruir o país. Antes de finalizar sua fala, o petista firmou compromissos com a categoria.

Esse país tem uma dívida e nós vamos pagar. Não há razão para eu me candidatar se não for para recuperar a dignidade desse país. Vamos ter que eleger muitos deputados e senadores porque precisamos fazer uma nova política tributária nesse país. Temos de desonerar o salário para onerar as pessoas mais ricas desse país. Lucros e dividendos tem que que ser taxados no imposto de renda. Não é possível que não consigamos fazer uma política assim, sendo que a função do Estado é essa. Precisamos ter clareza da importância do Congresso Nacional nessas eleições porque se vocês votarem em pessoas que estão se metendo em orçamento secreto, vão sumir com o dinheiro do SUAS, por exemplo”.

Assista a seguir a gravação na íntegra do evento