BÁRBAROS EM NOME DO LÍDER

Eleitor de Lula morto a machadadas: Veja lista de crimes de bolsonaristas até agora

Assassinato brutal praticado por seguidor de Jair Bolsonaro, no MT, é mais um crime a engrossar o vasto histórico de violência política imposto por seus fãs de extrema-direita. Confira os casos já registrados

Jair Bolsonaro falando em "fuzilar a petralhada" no Acre.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O brutal assassinato de Bendito Cardoso dos Santos, de 44 anos, um eleitor de Lula que recebeu 15 facadas de um fanático seguidor de Jair Bolsonaro, que ainda tentou decepar sua cabeça com um machado, numa área rural do município de Confresa (MT), foi apenas mais um crime por motivações políticas praticado por um bolsonarista. Rafael Silva de Oliveira, de 22 anos, que era cortador de lenha, assim como a vítima, foi preso e confessou à polícia que o homicídio foi levado a cabo, na quarta (7), por intolerância ideológica e eleitoral, já que Santos era entusiasta do líder petista.

No entanto, a barbárie desta semana não é um episódio isolado. Desde sua primeira campanha ao Palácio do Planalto, que teve início no segundo semestre de 2018, assim como durante seus quase quatro anos de mandato, Jair Bolsonaro tem assistido a seus adeptos extremistas agiram com violência desmedida contra cidadãos que não compartilham das convicções ultrarreacionários pregadas por ele e, pior, sem fazer qualquer coisa para baixar a temperatura de sua claque e desestimulá-los em relação aos rompantes de irracionalidade.

Veja os casos de violência praticados por bolsonarista com mais destaque até agora:

6/10/2018 – Carreata de apoio a Haddad é atacada por bolsonarista

Uma carreata de apoio ao então candidato à presidência Fernando Haddad (PT) em Maringá (PR) foi atacada por um bolsonarista. O agressor, que dirigia uma motocicleta com um adesivo de campanha de Jair Bolsonaro, avançou contra o ato de rua, arrancou bandeiras dos militantes e as usou para quebrar os vidros das janelas do carro onde estava a presidente do Sindaen (Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de água, esgoto e saneamento de Maringá e região noroeste do Paraná), Vera Pedroso, que teve a mão cortada por conta dos estilhaços. Ela foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local e levou cinco pontos. Os militantes presentes na passeata tentaram conter o motociclista até a chegada da polícia, mas instantes depois outros quatro homens apareceram para ajudá-lo e, em meio à mais agressões, conseguiram fugir.

7/10/2018 – Bolsonaristas atropelam cineasta

O cineasta Guilherme Daldin vestia uma camiseta com a imagem do ex-presidente Lula e estava acompanhado de amigos nas proximidades da Rua Trajano Reis, no centro de Curitiba, quando foi atropelado por um carro. Daldin estava parado ao lado de um bicicletário. “Eu conversava com os amigos e o carro foi jogado contra mim, o pneu passou por cima dos meus pés. O carro saiu em disparada e quando amigos conseguiram chegar perto do motorista ele ameaçou atirar dizendo que portava uma arma”. A placa do carro foi identificada e através dela foi possível encontrar o perfil do facebook do motorista, que revela em suas postagens ódio e pedido de morte a quem apoia o PT.

8/10/2018 – Mestre Moa do Katendê é assassinado a facadas

O mestre de capoeira Moa do Katendê, de 63 anos, foi assassinado a facadas por dizer que apoiava Fernando Haddad, então candidato do PT à presidência, em Salvador (BA). O crime ocorreu após o primeiro turno das eleições de 2018. O assassino é eleitor de Jair Bolsonaro e matou o capoeirista por discordar das suas posições políticas. Quando foi atacada, a vítima estava em um bar com o primo Germino, de 52 anos, que também foi ferido com os golpes de faca.

10/10/2018 – Bolsonaristas armados atacam Casa do Estudante em Curitiba

Um estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agredido por bolsonaristas pelo fato de estar usando, na ocasião, um boné do MST. Ele estava com alguns amigos na praça do campus universitário quando foi espancado pelo grupo, que gritava "Aqui é Bolsonaro". Armados, os bolsonaristas ainda depredaram a sede da instituição estudantil.

28/11/2019 – Bolsonarista mata idoso a socos por divergência política em SC

Apoiador de Jair Bolsonaro, Fábio Leandro Schwindlein, de 44 anos, matou o idoso Antônio Carlos Rodrigues Furtado, de 61 anos, após agressão com socos e pontapés por discussão sobre política. Rodrigues teria um posicionamento mais à esquerda e Fábio Leandro já demonstrou em diversas publicações nas redes sociais ser bolsonarista. O crime ocorreu na Avenida Alvin Bauer, na região central de Balneário Camboriú. Segundo o boletim de ocorrência feito pela polícia, Fábio Leandro estava "muito alterado e proferindo palavras impróprias de cunho ofensivo", quando começou a agredir o idoso. "A vítima foi para a calçada e em seguida, F.L.S iniciou com as agressões. Após o ato, a vítima caiu no chão, e o autor continuou a agredi-lo. Em ato contínuo, a vítima levantou-se e pediu para cessar com a agressão, pedido este ignorado pelo autor do fato. Neste momento, a vítima caiu novamente no chão, desta vez, desacordado", diz o BO. Rodrigues teve uma parada cardíaca no local e morreu.

19/04/2020 – Bolsonarista agride mulher com soco no rosto e pontapés no RS

Numa manifestação de extrema-direita realizada em Porto Alegre, que pedia o fim do isolamento social na pandemia, em consonância com o discurso do presidente, além de outras pautas como “uma intervenção militar” e até mesmo por um “novo AI-5”, em referência ao ato institucional editado em 1968 e que culminou no período mais sombrio da ditadura militar brasileira. Um bolsonarista agrediu com socos no rosto uma mulher que passava pacificamente pelo local, vestido camiseta vermelha, junto com outros amigos. As imagens, que começam com xingamentos e ameaças, para então culminar com as agressões físicas, viralizaram na internet.

12/10/2021 – Bolsonarista agride cinegrafista e diz que "se pudesse mataria todos"

Um bolsonarista que trabalhava numa escola estadual de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, deu uma forte cabeçada no cinegrafista Leando Matozo, da GloboNews, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na região do Vale do Paraíba, enquanto o profissional cobria a festa da Padroeira do Brasil.

 O agressor ainda disse ao cinegrafista e a um repórter que “se pudesse mataria os todos”. As imagens do funcionário da GloboNews com o rosto cheio de sangue e o nariz machucado também rodaram o mundo.

15/10/2021 – Bolsonarista armado ameaça radialista Jerry Oliveira

Em 15 de outubro de 2021, a 8ª Delegacia de Polícia de Campinas (SP) informou que estava investigando o caso do radialista Jerry de Oliveira, da Rádio Noroeste, que estava sendo ameaçado por um bolsonarista que mora no seu bairro, chamado Lourival Bento. Ele relata que, além de intimidações verbais, o filho de Lourival chegou a se dirigir a ele com uma arma na mão dizendo que “ninguém mais falaria mal do Bolsonaro”.

12/12/2021: Equipe da TV Bahia é agredida por seguranças e apoiadores de Bolsonaro em Salvador

Uma equipe de jornalistas da TV Bahia, uma afiliada da Rede Globo, foi agredida em Itamaraju, Sul do estado, por seguranças e militantes bolsonaristas. Os jornalistas agredidos são Camila Marinho e o cinegrafista Cleriston Santana, que aguardavam a chegada do presidente Jair Bolsonaro. Após deixar o helicóptero, o presidente seguiu em direção ao estádio municipal Juarez Barbosa acompanhado de um séquito de bolsonaristas e cercado por seguranças. Quando os repórteres da TV Bahia e da TV Aratu, afiliada do SBT, tentaram se aproximar do carro em que o presidente estava, foram impedidos pelos seguranças. Um dos guarda-costas deu o golpe "mata-leão" na em Camila Marinho. Os jornalistas da TV Aratu Xico Lopes e Dário Cerqueira também foram agredidos na ocasião.

15/6/2022 – Bolsonarista usa drone para despeja fezes e urina em apoiadores de Lula

Apoiadores do ex-presidente Lula que aguardavam o início de um ato político do petista em Uberlândia (MG) com Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte e então pré-candidato do governo de Minas Gerais, foram surpreendidos por um drone que sobrevoou o local jogando um líquido fétido no público presente. A presença do drone de pulverização - usado normalmente para agricultura - provocou uma correria no local. O responsável pelo ataque foi preso.

7/7/2022 – Bolsonarista lança explosivos contra ato de Lula na Cinelândia

Explosões foram registradas durante o ato político que o ex-presidente Lula (PT) realizou recentemente na Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ). Segundo testemunhas, o artefato foi lançado da parte de fora da área onde está o público, cercada por grades, e explodiu no chão, próximo às pessoas que prestigiavam o evento. O autor do ataque foi preso.

7/7/2022 – Bolsonaristas atacam juiz que prendeu Milton Ribeiro

O juiz federal Renato Borelli, da 15ª Vara Federal de Brasília, que deu a ordem de prisão ao ex-ministro da Educação Milton Ribeiro no caso que apura corrupção e propinas no MEC, foi atacado por bolsonaristas com uma quantidade grande de fezes e ovos enquanto dirigia, indo de casa para o trabalho. Ele trafegava pela capital federal quando seu carro foi atingido pelos excrementos e ovos, que cobriram quase todo o para-brisa do veículo, tirando toda sua visibilidade. O magistrado precisou dirigir alguns quilômetros, quase sem enxergar, para conseguir fugir e chegar a um local seguro.

9/7/2022 – Policial Penal bolsonarista assassina guarda civil petista em sua própria festa de aniversário

O guarda municipal Marcelo Arruda, que era dirigente do PT, foi assassinado pelo policial penal bolsonarista Jorge Guaranho, aos gritos de “aqui é Bolsonaro”, em sua própria festa de aniversário, numa associação que fica em Foz do Iguaçu. O bolsonarista foi avisado que uma festa de aniversário com temática petista estava sendo realizada na região e para lá se dirigiu a fim de cobrar satisfações dos organizadores.

Ao chegar no local, trocou algumas ofensas com os presentes e prometeu voltar armado. Arruda, o aniversariante e anfitrião, que era guarda municipal, levou a ameaça a sério e também se armou. Cerca de 15 minutos se passaram e Guaranho voltou ao local, disparando contra Arruda, que acabou assassinado. No entanto, antes de morrer, a vítima conseguiu revidar e feriu o autor do crime com quatro tiros, impedindo uma tragédia maior.

7/9/2022 – Bolsonarista mata eleitor de Lula com 15 facadas e tenta decapitá-lo com um machado

Bendito Cardoso dos Santos, um cortador de lenha de 44 anos, entusiasmado eleitor de Lula, foi assassinado com 15 facadas por um fanático seguidor de Jair Bolsonaro, que ainda tentou decepar sua cabeça com um machado, numa área rural do município de Confresa (MT). Ao delegado, o criminoso admitiu que matou a vítima por intolerância ideológica e eleitoral, já que Santos era entusiasta do líder petista.