SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Indicados de Bolsonaro no STF, Mendonça e Nunes Marques discordam de prisão de Anderson Torres

André Mendonça e Kássio Nunes Marques foram os dois votos contrários às medidas tomadas por Alexandre de Moraes diante dos ataques terroristas, entre elas o afastamento do governador do DF Ibaneis Rocha.

André Mendonça, Jair Bolsonaro e Kássio Nunes Marques.Créditos: STF
Escrito en POLÍTICA el

Em votação virtual encerrada às 23h59 desta quarta-feira (11), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou por 9 votos a 2 as decisões do relator, Alexandre de Moraes, diante dos atos terroristas em Brasília, entre elas o afastamento por 90 dias do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), e os pedidos de prisão do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e do ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira.

Indicados por Jair Bolsonaro (PL) para a corte, André Mendonça e Kássio Nunes Marques abriram divergência e deram os dois votos contrários às decisões de Moraes. Mendonça chegou a ocupar o mesmo Ministério da Justiça, que foi de Anderson Torres, após a saída de Sérgio Moro (União) do governo Bolsonaro.

Gilmar Mendes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber seguiram o voto do relator.

Mendonca votou no contra o afastamento de Ibaneis e pela decretação de medidas cautelares diversas da prisão para Anderson Torres e o ex-comandante da PF. Nunes Marques votou contra o afastamento de Ibaneis e contra a prisão preventiva para Torres e o ex-comandante.

Nesta quinta-feira (12) foi colocada em votação outras medidas tomadas por Moraes, como a prisão em flagrante de golpistas que tentem bloquear rodovias ou invadir prédios públicos no país. O julgamento começou à 0h e termina às 23h59