SUSPEITO

Inquérito aberto por Fux investigará ‘rachadinha’ de Janones; acusado comemora

PGR havia pedido ao STF que investigação contra deputado após vazamento de áudios em que ele fala de repasse de parte do salário de servidores. Veja os próximos passos

Escrito en POLÍTICA el

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta segunda-feira (4) a abertura de um inquérito para apurar as acusações de prática de ‘rachadinha’ (nome popular para o crime de peculato) contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), após o vazamento de áudios em que o parlamentar falar a respeito do repasse de parte dos salários de servidores de seu gabinete, surgido no mês passado.

A solicitação de abertura de investigação havia sido solicitada ao STF pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que viu indícios de prática ilícita nos áudios apresentados à imprensa por pessoas que já trabalharam com o deputado. O ministro do Supremo determinou que sejam colhidos depoimentos dos acusados, de assessores e de ex-assessores envolvidos na denúncia.

Será a Polícia Federal que ficará responsável pelo inquérito. O órgão terá 60 dias para apurar o suposto cometimento de crime, pelo menos incialmente, segundo a determinação de Fux despachada nesta tarde. “Verifica-se que os pedidos de diligências formulados pelo Ministério Público Federal se encontram fundamentados nos indícios de suposta prática criminosa revelados até o momento. Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo detentor de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados”, escreveu o magistrado do STF.

Janones comemora no Twitter

O deputado André Janones comemorou a abertura de inquérito pelo STF contra ele. Nas redes sociais, o parlamentar considerado um dos mais hábeis do campo progressista quando o assunto é guerra digital, frisou que não teme a investigação porque não cometeu crime algum.

“As mentiraiadas contra mim estão com prazo contado: 60 DIAS! Depois de uma semana inteira de masacres, finalmente a verdade aponta no caminho:  o Ministro Fux ACABA DE AUTORIZAR a abertura do inquérito para que toda essa trama bolsonarista criada para me sepultar politicamente seja apurada e esclarecida. No prazo de 60 dias, a PGR vai me ouvir e ouvir assessores, ex-assessores. Assim, restará comprovado CABALMENTE que NUNCA houve qualquer crime cometido em meu gabinete. Fico feliz com a celeridade com que tudo tem sido tratado e muito certo de que verdade SEMPRE prevalecerá! Com fé em Deus, eu serei honrado por Ele mais uma vez e vou seguir minha trajetória de cabeça erguida, combatendo os fascistas, lutando pelo povo que mais precisa e pela democracia! Guardem esse tuíte: Quem viver, verá!”, respondeu o deputado em seu perfil no Twitter.