GOVERNO LULA

VÍDEO - Padilha dá invertida em Cid Gomes: "política não é para função hepática, é função cerebral"

Em entrevista a O Globo, Cid Gomes atacou dizendo que o ministro "vai levar o Lula para o buraco" por causa da negociação com o Centrão.

Cid Gomes e Alexandre Padilha.Créditos: Agência Senado / Twitter
Por
Escrito en POLÍTICA el

Ministro de Articulação Política e um dos quadros mais próximos ao presidente Lula dentro do governo, Alexandre Padilha deu uma invertida no senador Cid Gomes, líder do PDT no Senado, que em entrevista ao jornal O Globo disparou uma série de ataques infundados ao petista, que busca atrair parlamentares para a base do governo em meio a um intrincado cenário político no Congresso Nacional.

Na entrevista, Cid disparou contra Padilha afirmando que o articulador político do governo estaria "levando o presidente Lula para uma tragédia", após dizer que o ministro trata o Centrão com "conivência" e "entusiasmo".

"Eu acho que ele (Padilha) está levando o presidente Lula para uma tragédia. Se a defesa dele é que o Centrão volte a mandar no governo, como mandou nos mandatos do (Jair) Bolsonaro e do Michel Temer, vai levar o Lula para o buraco. No governo Dilma, o Centrão só se revoltou porque não mandou tanto quanto queria", afirmou Cid.

Sem citar o nome, Padilha deu uma invertida no senador ao afirmar que não trata a política com o "fígado", alfinetando o sangue quente dos irmãos Ferreira Gomes e, em especial, o de Cid, que chegou a ser baleado em 2020 ao tentar usar um trator para invadir um batalhão em meio à greve da PM no Ceará.

"A política, o cargo que eu assumo, não é para função hepática, é função cerebral. A política se faz com o cérebro e o coração. Quando presidente Lula me convidou para assumir o Ministério das Relações Institucionais, com muito orgulho eu assumo esse ministério mais uma vez, deixei meu fígado na geladeira. Todo dia eu acordo de manhã cedo preparo o café da minha filha da minha esposa. Vou junto com elas para a escola, volto de lá caminhando, tomo banho, deixo o fígado na geladeira e venho para o Palácio do Planalto. Chego em cada de volta uma da manhã, duas da manhã depois de dois, três jantares. Antes de dormir eu abro a geladeira e digo: oi fígado, te protegi por mais um dia", disse Padilha em conversa com jornalistas.

Em seguida, o ministro lembrou o técnico de futebol Abel Ferreira - "um outro Ferreira", autor do livro "Cabeça Fria, Coração Quente", em que conta os bastidores das conquistas do Palmeiras nas temporadas de 2020 e 2021, que resultaram no bicampeonato da Copa Libertadores da América.

"Política é exercícios cerebral e do coração. Como diz outro Ferreira, não o Gomes: ‘Mente fria e coração quente’", concluiu.