BOLSONAZISMO

VÍDEO: Deputado bolsonarista exalta livro de Hitler em plena tribuna

João Henrique Catan, que exibiu o "Mein Kampf", considerado a "bíblia" do nazismo, é o mesmo deputado que, em 2022, disparou tiros com arma de fogo durante votação remota da Assembleia do MS

Deputado bolsonarista exibe livro de Hitler na Assembleia do Mato Grosso do Sul.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual João Henrique Catan (PL-MS) fez uma intervenção polêmica na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. Em plena tribuna da Casa, o parlamentar, apoiador de Jair Bolsonaro, exibiu um exemplar do livro "Mein Kampf", de Adolf Hitler, e que é considerado a "bíblia" dos nazistas

Com uma fala confusa, em que mistura a exaltação ao livro de Hitler com o elogio à reconstrução da Alemanha após a derrocada do Terceiro Reich, Catan disse que é com o a obra do ditador alemão que pede "para que o parlamento se fortaleça". Ele discursava contra a necessidade de votação para um requerimento para fiscalizar o governo estadual sobre o gasto com cargos comissionados. 

"Um parlamentar ficou com medo, em sua viagem de retorno ao Brasil, de entrar com esse livro, porque à época, um juiz, talvez mais ditador de Adolf Hitler, suspendeu a entrada e as vendas do Mein Kampf, de Adolf Hitler, onde aqui retrata suas estratégias para aniquilar, fuzilar o parlamento e os direitos de representação popular", diz o deputado no início de seu discurso. 

Na sequência, João Henrique Catan exibe e exalta a obra do genocida alemão.

“É com a apresentação do Mein Kampf, de Hitler, que peço para que este Parlamento se fortaleça, se reconstrua e se reorganize nos rumos do que foi o Parlamento Europeu da Alemanha”, disparou. 

Assista à cena

Apologia ao nazismo

No Brasil, fazer apologia ao nazismo é crime previsto pela Lei 7.716/1989, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

Abriu fogo em sessão da Assembleia 

Em maio de 2022, o mesmo deputado João Henrique Catan protagonizou uma cena patética ao disparar uma saraivada de tiros em sessão remota da Assembleia Legislativa durante a votação do projeto de lei que reconhece o risco da atividade de atirador desportivo no estado de Mato Grosso do Sul.

"A aprovação desse projeto visa a armar o cidadão de bem. O armamento acaba com as invasões ilegais, diminui a criminalidade, prevalecendo o nosso direito de liberdade. Lembrando: povo armado jamais será escravizado. Esse projeto é um tiro, é um tiro de advertência no comunismo e na mão leve que assaltou esse país. Por isso, senhor presidente, uma salva de tiro, uma salva de sim", afirmou o deputado abrindo fogo contra um alvo no lugar onde estava.