ALEXANDRE DE MORAES

Movimentos de Alexandre de Moraes para que colegas próximos de Bolsonaro não peçam vista

O acordo tem sido mantido no mais absoluto sigilo para evitar o acirramento da pressão que os bolsonaristas têm feito, em público e nos bastidores

Alexandre de Moraes.Créditos: Antônio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, tem se movimentado para garantir que nenhum de seus colegas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobretudo os mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), peçam vista e o julgamento da inelegibilidade do ex-presidente seja adiada.

Interlocutores que acompanham o dia a dia da Corte afirmaram à coluna de Malu Gaspar, no Globo, que Moraes conversou pessoalmente com Kassio Nunes Marques e Raul Araújo. Os dois teriam prometido que dariam seus votos agora, na próxima terça-feira, e não pediriam vista.

Moraes argumentou na conversa que seria ruim para o país e para o TSE que o processo se arrastasse por muito tempo, e insistiu que o tribunal precisa encerrar essa fase da discussão sobre as eleições de 2022.

Sigilo absoluto

O acordo, informa a colunista, tem sido mantido no mais absoluto sigilo para evitar o acirramento da pressão que os bolsonaristas têm feito, em público e nos bastidores.

Nunes Marques negou na semana passada que suspenderia o julgamento. Ele declarou ao portal UOL que essa expectativa era fruto de "pura especulação".

Sempre que perguntado sobre assunto por interlocutores, ele se limita a responder com frases como "vamos aguardar os acontecimentos".