ARMAMENTISTAS

Patrimônio da família que atacou Moraes incluiria clube de tiro em SC, diz site

Roberto Mantovani Filho e Andreia Muntarão são casados e atacaram o magistrado com o genro Alex Zanatta; Eles teriam uma série de empresas e imóveis ao lado dos filhos Beto, Giovanni e Bruna

Roberto Mantovani Filho.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Roberto Mantovani Filho é o empresário bolsonarista que ficou famoso no último final de semana após promover, na companhia da esposa Andreia Muntarão e do genro Alex Zanatta, um ataque ao ministro Alexandre de Moraes na última sexta-feira (14) no aeroporto de Roma. Na ocasião, foram direcionadas ofensas verbais ao magistrado e um tapa em seu filho, que o acompanhava.

Nesta segunda-feira (17), uma apuração do DCM sobre o patrimônio da família Mantovani aponta que o casal tem, em parceria com os filhos Roberto Neto, Giovanni e Bruna, uma série de imóveis e empresas. Entre eles, um clube de tiro na região rural de Camboriú, em Santa Catarina.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

O estabelecimento se chama Hidden Shooting Range que, em português poderia ser traduzido para “estande de tiro oculto”. Mantovani e seu filho fundaram o clube em 22 de julho de 2021 e o local é realmente oculto. Buscas no Google Maps pelo CEP que consta no cadastro da empresa não encontram a Estrada Geral do Braço, endereço do estabelecimento.

O clube de tiro tampouco possui site na internet ou qualquer divulgação de suas atividades por meio digital. De acordo com o DCM, todos os frequentadores são previamente aprovados pela família. A principal hipótese é que se trate de um sítio particular e que a papelada empresarial seja apenas uma forma de legalizar o perigoso hobbie desta sui generis família brasileira.

Créditos: RFB

O mais curioso é que no cadastro do Hidden Shooting Range na Redesim (Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), a principal atividade econômica consta como “outras atividades não especificadas anteriormente”. Já como atividade secundária, está escrito: “ensino de esportes”.

Patrimônio

Mantovani e os três filhos são sócios da Rmantovani Administração de Bens LTDA, que atua no mercado imobiliário e declara mais de R$ 3 milhões de capital social. O império familiar ainda teria um posto de gasolina em Americana (SP), uma fazenda em SP, uma construtora, um parque temático e uma fábrica têxtil em Blumenau (SC).

Créditos: RFB

Completam o inventário duas empresas, uma de gerenciamento de negócios e outra de consultoria, que Mantovani abriu em 2022 após vender a Helifab, sua antiga empresa de revenda de bombas hidráulicas, para a alemã Netzsch.

Mantovani Filho diz no LinkedIn que é dono da empresa Helifab e representa, como vendedor exclusivo, a filial brasileira da empresa alemã de bombas e acessórios para indústrias Netzsch Pumps & Systems, a Netzsch do Brasil. Mas segundo empresa alemã, ao contrário do que diz nas redes, o bolsonarista não é seu representante desde 2022, quando a própria Netzsch adquiriu a Helifab, o que ocasionou na saída de Mantovani FIlho da sua antiga empresa.

“Queremos deixar claro que o Sr. Mantovani nunca foi funcionário do Grupo Netzsch. O Sr. Mantovani era acionista e diretor administrativo da empresa Helifab. A empresa Helifab distribuía produtos Netzsch em uma região do Brasil. Em 2022, adquirimos a empresa Helifab. O Sr. Mantovani saiu na época da aquisição. Portanto, o Sr. Mantovani não representa mais a Netzsch”, diz a empresa em nota.

Netzsch repudia ataque a Moraes

Usuários das redes sociais, diante do ataque e agressão a Moraes, passaram a cobrar da Netzsch uma punição ao representante da empresa no Brasil. A companhia alemã, inclusive, veta em seu código de conduta qualquer tipo de assédio, inclusive o político, como o deflagrado por Mantovani. Na nota divulgada pelo Instagram, a empresa confirma tais valores.

“O Grupo Netzsch claramente não se alinha com as atitudes do Sr. Roberto Mantovani e condenamos veementemente suas ações e comportamento. Como uma empresa multinacional presente em dezenas de países, esperamos relacionamentos e atitudes respeitosos de todos os nossos funcionários, fornecedores e suas equipes a qualquer momento. A violência e a agressão nunca são justificáveis e nunca correspondem a manifestações políticas, sociais ou de qualquer tipo, e de forma alguma representam a postura e opiniões do Grupo Netzsch, sua administração e seus funcionários. Levamos nosso Código de Conduta a sério, mas não verificamos ativamente as opiniões políticas de todos os nossos funcionários e parceiros de negócios, desde que não haja fatos suspeitos relatados para nós. Atualmente, estamos verificando se ainda existem relações comerciais ativas entre o Sr. Mantovani e acompanharemos atentamente as investigações das autoridades”, diz a empresa.

A Netzsch encerra a nota prestando solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e sua família. “Desejamos à família Moraes tudo de melhor e esperamos que esse tipo de incidente nunca se repita”.