INSPIRAÇÃO?

André Valadão posta imagem de Hitler e sugere que nazista, assassino de LGBTs, teria sido censurado

Pastor que se tornou alvo do Ministério Público após denúncia de que incitou fiéis a assassinarem homossexuais achou uma boa ideia se defender utilizando foto do ditador alemão

André Valadão publica imagem de Hitler.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O pastor bolsonarista André Valadão, alvo de investigações do Ministério Público (MP) que podem enquadrá-lo pelo crime de homofobia, achou uma boa ideia se defender utilizando uma imagem do ditador nazista Adolf Hitler

Durante um culto de sua organização, a Igreja Batista da Lagoinha, realizado no último domingo (2) em Orlando (EUA) e transmitido para brasileiros através das redes sociais, Valadão incitou a morte de pessoas LGBTQIA+

"Essa porta foi aberta quando tratamos como normal aquilo que a Bíblia já condena. Agora é hora de retomar o controle e dizer: 'não, pode parar, resetar'. Aí Deus diz: 'não posso mais, já enviei esse arco-íris, se eu pudesse, eu mataria tudo e começaria tudo de novo. Mas já prometi para mim mesmo que não posso, então agora está com vocês'. Vocês não entenderam o que eu disse: agora está com vocês. Vou repetir: está com vocês", disparou na celebração religiosa em questão. 

Parlamentares como a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-ES), diante da fala abjeta, entraram com ações no Ministério Público solicitando a prisão do pastor. O MP do Acre, então, abriu procedimento investigatório contra Valadão, que já é alvo de outro processo por homofobia. 

O bolsonarista vem afirmando que está sofrendo uma tentativa de "censura" e, no âmbito desta narrativa, publicou em seu Instagram imagens para divulgar cultos de sua igreja que terão este tema. Uma das imagens é uma fotomontagem com os rostos de Adolf Hitler e do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, com a palavra "censura" rabiscada na boca de ambos. 

Confira

Reprodução/Instagram

Usuários das redes sociais interpretaram a imagem como uma sugestão de que Hitler e Trump teriam sofrido censura, tal como o pastor alega que estaria sofrendo. "Você não tá colocando o Hitler como alguém que foi censurado, né? Não é possível", escreveu um internauta, em meio a inúmeros comentários do tipo. 

Semelhança 

Em momento algum André Valadão declarou apoio a Adolf Hitler, mas sua postagem sugere que o nazista teria sido alvo de censura. 

O fato é que Hitler, além de perseguir e matar judeus, tinha ainda como alvo as pessoas LGBTQIA - justamente o grupo que Valadão sugeriu a morte na pregação que o fez se tornar alvo do Ministério Público. 

Tal observação foi feita pelo Instituto Brasil-Israel, que repudiou o que classificou como "banalização do Holocausto" na postagem do pastor bolsonarista. 

"Após a denúncia, o pastor fez publicações nas redes sociais com uma imagem de Adolf Hitler, sugerindo que haveria uma ditadura que o coibiria de falar. É um exemplo claro de banalização do Holocausto e dos horrores do nazismo. Diferentemente do que quer dizer André Valadão, as falas dele, na verdade, se assemelham ao que fez Hitler: pregar o extermínio de minorias, com um discurso supremacista", diz nota da organização. 

Confira