ATO PRÓ-BOLSONARO

Farsante: português retido pela PF em Guarulhos não é jornalista, alerta entidade

Blogueiro de extrema-direita Sérgio Tavares foi desmentido pela PF e agora é desmascarado pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista de Portugal

O blogueiro de extrema-direita Sérgio Tavares.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O blogueiro português de extrema direita, Sérgio Tavaresretido pela Policia Federal (PF) neste domingo no aeroporto de Guarulhos  (SP) por não ter visto de trabalho, não é jornalista. O alerta foi dado pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista de Portugal em nota publicada nesta segunda-feira (26), em seu site:

“Perante as notícias veiculadas por órgãos de comunicação social estrangeiros, nomeadamente brasileiros, de que ‘o jornalista português Sérgio Tavares foi detido no Brasil’ e/ou de ‘que o jornalista e ativista português Sérgio Tavares foi impedido de entrar no País por motivos políticos’, vem este organismo regulador da atividade jornalística em Portugal esclarecer que Sérgio Tavares não é jornalista, como é possível verificar em: https://www.ccpj.pt/pt/profissionais-do-sector/.”

O site esclarece ainda que “a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista é a entidade portuguesa que tem a seu cargo a obrigação legal de assegurar o funcionamento do sistema de acreditação profissional dos jornalistas”. Veja a nota completa do site aqui.

Tavares é apenas mais um blogueiro de extrema direita. Além de ser desmascarado pela comissão, ele também foi desmentido pela PF em nota deste domingo. Segundo a corporação, o que o jornalista alegou não é verdade. “Tal indivíduo teria publicado em suas redes sociais que viria ao país para fazer a cobertura fotográfica de um evento. Todavia, para isso, é necessário um visto de trabalho, o que ele não apresentou”, explicou em nota a PF.

“Além disso, o estrangeiro foi indagado sobre comentários que fez sobre a democracia no Brasil, afirmando que o país vive uma ‘ditadura do Judiciário’, além de outras afirmações na mesma linha, postadas em suas redes sociais”, informa a nota.

Relembre o caso

Tavares, cujo nome aparece nas investigações da operação Lesa Pátria, da PF, desembarcou no aeroporto de Guarulhos, na manhã deste domingo. Seu objetivo era cobrir o ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Avenida Paulista, em São Paulo, mas ele afirmou ter sido retido pela PF.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, por volta das 8h20, o português afirmou que não recebeu autorização para entrar no país até a mais recente atualização desta reportagem. “Vim apenas tirar imagens do evento do Bolsonaro para mostrar ao mundo que essa manifestação […] é grande”, acrescentou Sérgio.

“Espero que meus direitos sejam cumpridos e que não me façam passar por nada injusto, por nada que eu não mereça”, afirma Sérgio no vídeo.