"A COLMEIA TE ESPERA"

Carla Zambelli é indiciada pela PF por invasão hacker

Deputada federal pediu para Walter Delgatti Neto invadir o sistema do CNJ, segundo a polícia

Créditos: Reprodução /Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal indiciou na noite desta quinta-feira (29), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) após a conclusão do inquérito sobre a invasão hacker do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), feita em parceria com Walter Delgatti Neto, também indiciado.

O plano hacker era inserir documentos falsos no sistema judiciário. O mais famoso foi a ordem de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes com uma assinatura falsa do próprio, ordenada pela parlamentar, segundo Delgatti.

O relatório da PF agora vai para as mãos da Procuradoria-Geral da República, que avaliará se a parlamentar de extrema direita será denunciada ao Supremo Tribunal Federal.

O relator da investigação é Alexandre de Moraes.

Na época das investigações, Delgatti relatou ter recebido R$ 40 mil de Zambelli para promover o atentado hacker.

Nas redes sociais, a hashtag "A Colmeia te espera" acabou viralizando, chegando aos trending topics do X, antigo Twitter.

O que dizem as defesas

Daniel Bialski, advogado da parlamentar, emitiu nota alegando que ela não é culpada. "A defesa da deputada Carla Zambelli conquanto ainda não tenha analisado minuciosamente os novos documentos e o relatório ofertado pela Polícia Federal, REFORÇA que ela JAMAIS fez qualquer tipo de pedido para que Walter Delgatti procedesse invasões à sistemas ou praticasse qualquer ilicitude", disse.

Já Ariovaldo Moreira, advogado de Delgatti, declarou ao blog de Andreia Sadi que não se surpreende com o fato. "Desde sua prisão, Walter confessa sua participação na invasão da plataforma do CNJ. O indiciamento de Carla Zambelli confirma que Walter, a todo momento, colaborou com a justiça, levando a PF até a mandante e financiadora dos atos perpetrados por ele. No mais, a defesa pretende reiterar o requerimento que tem como objetivo a liberdade de Walter, ausente motivo para manutenção da custodia cautelar, uma vez encerrada a investigação", disse.