MAURO CID

Mauro Cid: militares golpistas estão apavorados com nova delação

Na lista estão generais e ex-ministros como Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo Oliveira

Mauro Cid em depoimento à CPMI dos Atos Golpistas.Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Até o momento, Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tentou preservar seus colegas de caserna em sua delação premiada. Há, no entanto, o medo generalizado entre os militares de alta patente envolvidos com a trama golpista que tentou depor o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que ele comece a falar a partir de agora.

Segundo a coluna de Bela Megale, no Globo, as investigações caminham para que eles sejam de fato incriminados pelos novos depoimentos. Entre eles, o do ex-comandante do Exército, Freire Gomes.

Gomes foi citado em depoimento à PF pelo general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, que liderava o Comando de Operações Terrestres (Coter). Estevam afirmou que esteve na reunião golpista com Bolsonaro em dezembro de 2022 por ordem dele.

Trama bem amarrada

Ainda não há data para o novo depoimento de Cid. A PF preferiu ouvir outros militares e envolvidos antes de voltar a falar com o ex-ajudante de ordens, principalmente Freire Gomes. Os novos depoimentos devem amarrar toda a trama.

Com isto, a PF volta a falar com Cid com toda a história definida. Se ele não confirmar, pode ter sua delação premiada, com todos os seus benefícios, anulada.

Na lista dos militares de alta patente envolvidos aparecem, entre outros os generais e ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo Oliveira.