ELEIÇÕES 2024

Boulos vence Nunes na Justiça em ação sobre pesquisa DataFolha

Apoiado por Bolsonaro, Nunes acionou a Justiça após Boulos divulgar publicação em que diz que é o primeiro nas intenções de votos em São Paulo.

Guilherme Boulos em visita à escola Paulo Freire, em São Paulo.Créditos: Instagram / Guilherme Boulos
Escrito en POLÍTICA el

Pré-candidato de Lula à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) obteve uma vitória na justiça contra seu principal oponente, Ricardo Nunes (MDB), atual mandatário que é apoiado por Jair Bolsonaro (PL).

O medebista processou Boulos por uma publicação no Instagram em que ele aponta a liderança na pesquisa DataFolha. 

"Datafolha confirma, Boulos é primeiro nas intenções de voto", publicou a equipe do deputado, que lidera numericamente a disputa na capital paulista segundo o instituto.

Advogados de Nunes contestaram a publicação dizendo que a pesquisa aponta um empate técnico entre os dois pré-candidatos.

"As divulgações caracterizam conduta irregular, necessitando ser imediatamente obstada, pois referida forma de divulgação serviu para forjar desempenho diferente das reais intenções de votos", disse a defesa de Nunes.

No principal cenário pesquisado, Boulos lidera a disputa por 30% a 29%. A vantagem, de um ponto percentual, está dentro da margem de erro, de 3 pontos para mais ou para menos.

No entanto, o juiz Antonio Zorz, afirmou que "não se verifica em qualquer local da ilustração publicada a afirmação de que o peticionário lidera as pesquisas de forma isolada".

Em favor de Boulos, o magistrado alegou que a publicação não causa "confusão ou transtorno para aquele que toma conhecimento da nota".