ATÉ TU?

Abin de Bolsonaro espionou até general Heleno, diz investigação

Segundo a PF, telefone do chefe do GSI era um dos alvos do FirstMile

Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal identificou que um número utilizado pelo general Augusto Heleno foi monitorado pelo aplicativo FirstMile, na investigação da chamada 'Abin Paralela'.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, o FirstMile consultou durante 11 vezes o telefone de general Heleno em maio de 2020. O número era utilizado pelo Gabinete de Segurança Institucional e era funcional, portanto, não era o número pessoal do militar.

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional é apontado nas investigações como um dos comandantes do esquema da Abin Paralela, porém, as novas descobertas podem retirar Heleno de onisciente sobre a espionagem operada no governo Bolsonaro.

O monitoramento do FirstMile está sob análise da Controladoria Geral da União e da Polícia Federal, e estima-se que milhares de brasileiros, incluindo membros do próprio governo Bolsonaro era vítimas do processo.

O FirstMile é um software  que foi usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar indivíduos que preocupavam o governo Bolsonaro.

Através de uma falha na rede telefônica brasileira, o FirstMile tinha a capacidade de prever a localização dos monitorados através da ferramenta de telecomunicação.

Esse software, juntamente com outros equipamentos de vigilância como drones, câmeras escondidas, microfones e malware, foi utilizado por esse grupo paralelo da Abin para rastrear a localização de indivíduos com base nas conexões de dados de seus celulares.