MARIELLE FRANCO

Marielle: Witzel cita Braga Netto e diz que polícia evitou prender assassino em ano eleitoral

Witzel sugere que prisão de Ronnie Lessa foi adiada para beneficiar Jair Bolsonaro em 2018

Wilson Witzel revela segredo sobre caso Marielle; houve prevaricação pra defender BolsonaroCréditos: Agência Brasil/Fernando Frazão
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao site Metrópoles, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel afirmou que a prisão do assassino de Marielle Franco, Ronnie Lessa, foi prorrogada para não interferir nas eleições de 2018.

Witzel relatou que, em novembro de 2018, durante a transição de governo para assumir após a intervenção federal no Rio de Janeiro, ele perguntou sobre o caso Marielle.

A Polícia Civil respondeu que já tinha os executores, mas não tinham os mandantes do crime. Segundo Wilson Witzel, eles já sabiam e tinham motivos para prender Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, mas optaram por prorrogar essa prisão para proteger Bolsonaro.

A questão mais sensível era a residência de Ronnie Lessa, que morava no condomínio Vivendas da Barra, onde morava o ex-presidente do Brasil.

"Você imagina se essa informação é divulgada, se eles são presos na véspera da eleição. O matador da Marielle morador e vizinho do candidato. Como a informação cairia naquele momento?”, relatou Witzel.

Ele lembra que Braga Netto era interventor federal no Rio de Janeiro, e tomou, na prática, o posto de governador. Segundo Witzel, a informação sobre quem eram os mandantes do crime poderia estar sob conhecimento de Braga Netto, e que o general poderia ter ordenado a prorrogação para beneficiar seu candidato à presidência, Jair Bolsonaro.

“Eu não posso afirmar que ele [Braga Netto] segurou [a prisão]. Mas é preciso perguntar ao Giniton Lages, hoje investigado, e ao delegado Rivaldo Barbosa, se essa informação foi levada ao interventor e ao secretário de Segurança Pública [Richard Nunes]", continuou.

"Se eles [Giniton e Rivaldo Barbosa] levaram ao conhecimento do general Richard e do general Braga Netto, só os dois vão poder afirmar. Acredito que eles possam querer fazer delação. Sonegar essa informação durante a eleição é gravíssimo", completou o ex-governador.