GOLPE DE BOLSONARO

Nunes Marques decepciona bolsonaristas em decisão sobre o 8 de Janeiro

Marques foi o responsável pela apreciação de um habeas corpus impetrado por ong bolsonarista que pedia a soltura de "todas as pessoas que se encontram presas pelo movimento do dia 8 de janeiro de 2023".

Kássio Nunes Marques.Créditos: Carlos Moura/SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el

Considerado pelo próprio Jair Bolsonaro (PL) como um dos dois aliados - o outro é Andre Mendonça - no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Kássio Nunes Marques decepcionou a claque do ex-presidente em decisão divulgada nesta terça-feira (5).

Marques foi o responsável pela apreciação de um habeas corpus impetrado pelo Instituto Nacional Brasileiro de Desenvolvimento Humano, Sustentável, Social e Polícia (INBDS), uma ong bolsonarista que pedia a soltura de "todas as pessoas que se encontram presas pelo movimento do dia 8 de janeiro de 2023".

No entanto, no inquérito 4922, que analisa a investigação sobre os atos golpistas, Marques está subordinado ao relator, Alexandre de Moraes.

Dessa forma, o ministro considerado aliado por Bolsonaro decidiu contra a libertação dos golpistas, justamente por não ser possível conceder habeas corpus que contrarie a decisão de outro ministro da Corte - ou seja, contrariar Alexandre de Moraes.

Leia a decisão