Fórumcast #20
19 de julho de 2019, 15h54

A fake news do crescimento da aprovação de Tabata Amaral após voto a favor da reforma da Previdência

Pesquisa escolhe dois números para colocar no título da matéria de forma que transpareça a ideia de que votar a favor da reforma tenha sido algo bom para ela. Na realidade, aprovação no melhor caso é insignificante. No pior caso é ridícula

Foto: Reprodução GNT

Por Kiko Nogueira, do DCM

Estadão deu matéria sobre a incrível, maravilhosa, estupenda ascensão de Tabata Amaral depois de votar a favor da reforma da Previdência. Fora da “bolha”, diz o jornal, a aprovação de Tabata dobrou: de 30% para 61%.

De acordo com o levantamento da consultoria Ideia Big Data, 30% das pessoas que conheciam Tabata Amaral em junho aprovavam sua atuação em Brasília. O porcentual passou para 61% em julho. A pesquisa neste mês foi feita entre os dias 14 e 17 – após, portanto, a votação em 1º turno da reforma na Câmara.

Segue:

O levantamento também mostrou que a porcentagem de pessoas que dizem ser “nem favoráveis, nem desfavoráveis” ao mandato de Tabata diminuiu de 55% para 19%. Avaliações desfavoráveis passaram de 15% para 20%.

A porcentagem de pessoas que desconhecem a deputada passou de 97% para 81%. Os que dizem “conhecer bem” a parlamentar eram 1% e agora são 6%. Já quem afirma que “conhece de ouvir falar” são 13% – eram 2% em junho.

Veja matéria completa no DCM

Veja também:  Assessora do Planalto diz ao TSE que presenciou disparo de fake news que beneficiou Bolsonaro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum