Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de dezembro de 2019, 06h30

Ação penal contra Januário: MPF abre processo por propina paga a procurador da Lava Jato

Mensagens de doleiro descrevem um esquema de pagamento mensal de propina a Januário. Investigação é a primeira que tem como alvo um procurador da Lava Jato em Curitiba

Deltan Dallagnol e Januario Paludo | Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação para apurar suspeitas de pagamentos de propina ao procurador Januário Paludo. Investigação acontece no âmbito do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e é a primeira que tem como alvo um procurador da Operação Lava Jato em Curitiba.

A apuração partiu de um relatório da Polícia Federal, de outubro, sobre mensagens trocadas entre Dario Messer, conhecido como “o doleiro dos doleiros”, e sua namorada, Myra Athayde. Os diálogos, que citam uma suposta propina paga a Paludo em troca de proteção, foi enviado à PGR (Procuradoria-Geral da República).

Ao mesmo tempo, a Corregedoria do Ministério Público Federal também instaurou uma sindicância para apurar as mesmas suspeitas do ponto de vista ético-disciplinar.

Os diálogos de Messer com a namorada ocorrem em agosto de 2018 e descrevem um esquema de pagamento mensal de propina ao procurador, que dá nome ao grupo de Telegram – Filhos de Januário – da força-tarefa, como revelado pela série de reportagens da Vaza Jato.

Na conversa, Messer fala sobre os processos a que responde e cita reunião de uma das testemunhas de acusação contra ele com o procurador. “Sendo que esse Paludo é destinatário de pelo menos parte da propina paga pelos meninos todo mês”.

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum