Advogado de Fernando Cury admite que deputado pode ter tocado na "base do seio" de Isa Penna: "Muito de leve"

Roberto Delmanto Jr. apresentou imagens de corpos masculinos para ilustrar o local do toque do deputado. "A situação é menos grave", disse

Roberto Delmanto Jr (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Em reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta segunda-feira (1º), o advogado do deputado Fernando Cury (Cidadania) admitiu que o parlamentar pode ter tocado na lateral do seio de Isa Penna (PSOL). A defesa, no entanto, minimizou o ato dizendo que foi um toque "muito leve" e que a intenção era de "abraço".

"Você dizer que uma pessoa apalpou o seio de outra é de uma gravidade brutal. Agora, você dizer que uma pessoa abraçou por trás, mesmo sem o consentimento, mas tocou nas costelas e muito de leve, muito rápido, teria tocado na base do seio, mas de resvalo, a situação é menos grave", disse o advogado Roberto Delmanto Jr.

"Não é uma questão de tecnicismo, se foi dois centímetros para cima, se foi dois centímetros para baixo, mas é uma questão de colocar as coisas em seus devidos lugares. Sem a politização, para que se possa julgar o fato objetivo, sem um hiperdimensionamento", completou.

O comentário do advogado foi feito durante as declarações finais da reunião. Ao longo de sua fala, Delmanto Jr. insistiu que a intenção de Cury era apenas abraçar a deputada e que ele não deveria ter o mandato cassado por não ter "histórico de assédio".

"O que se está tratando aqui foi um abraço muito de leve, muito rápido. Um assediador tem um histórico de assédio, tem uma prática de vida nesse sentido. Um machista que agride mulher, agride sempre [...]. O que mais pode se esperar de Fernando além de desculpas?", questionou o advogado.

"Foi um ato infeliz? Foi. Foi um inadequado? Foi. Constrangeu a nobre deputada? Constrangeu. Fernando pede desculpas várias vezes. Agora, não foi um ato libidinoso. Não foi um crime como esses malucos no metrô, se masturbando. Isso não existiu", completou.

O Conselho de Ética avalia se houve quebra de decoro parlamentar quando Cury, durante uma sessão plenária, abraçou Isa Penna por trás, tocando a lateral do seio da deputada, que reagiu. A cena foi filmada pelas câmeras da Casa.