Afastado por corrupção, Kassab completa 500 dias como "secretário-fantasma" de Doria

Ex-prefeito passou a cumprir licença não remunerada do cargo de secretário da Casa Civil de SP após se tornar alvo de uma operação da PF em 2018

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, completa no próximo domingo (17) 500 dias de afastamento do cargo de secretário-chefe da Casa Civil de São Paulo, sob gestão de João Doria (PSDB).

Kassab foi afastado do cargo após se tornar alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal por suspeita de receber R$ 58 milhões da JBS entre 2010 e 2016. O processo aconteceu em 19 de dezembro de 2018, ainda no governo de transição, e por isso o ex-prefeito nunca pode assumir o cargo no governo paulista.

O governador de São Paulo concedeu licença não remunerada ao secretário, tornando-o uma espécie de "funcionário-fantasma". Kassab manteve o controle da pasta, mas o cargo passou a ser exercido, na prática, pelo secretário-executivo da Casa Civil, Antônio Carlos Rizeque Malufe.

O inquérito que investiga Kassab, iniciado no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018, avançou pouco nesse período. No último dia 27, passou a tramitar em segredo de Justiça na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.

Com informações da Folha de S.Paulo.