Alckmin é notificado pelo MP a prestar depoimento sobre caixa 2

Os executivos da Odebrecht afirmaram que fizeram os pagamentos por meio de Adhemar César Ribeiro, cunhado de Alckmin

(Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Escrito en POLÍTICA el

Os executivos da Odebrecht afirmaram que fizeram os pagamentos por meio de Adhemar César Ribeiro, cunhado de AlckminO ex-governador e presidenciável pelo PSDB, Geraldo Alckmin, foi notificado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) a prestar depoimento no dia 15 de agosto. A acusação é de que ele teria recebido R$ 10,3 milhões de caixa dois da Odebrecht nas campanhas de 2010 e 2014 ao governo estadual.

Alckmin disse, nesta terça-feira (24), em São Paulo, não ter conhecimento da convocação para prestar depoimento, mas afirmou que, se chamado, comparecerá. “Prestarei todos os esclarecimentos. É dever de quem está na vida pública prestar contas cotidianamente de seus atos”, afirmou Alckmin.

Os executivos da Odebrecht Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Armando Guedes Paschoal e Arnaldo Cumplido de Souza e Silva, afirmaram que fizeram os pagamentos por meio de Adhemar César Ribeiro, cunhado de Alckmin. Os valores teriam sido entregues a Marcos Antônio Monteiro que, segundo o MP, era diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e coordenador financeiro da campanha do ex-governador à época.

Alckmin deixou o cargo no dia 6 de abril para fazer sua campanha ao Planalto. Com isso, perdeu o foro, e as investigações sobre ele, que estavam no Superior Tribunal de Justiça (STJ), foram remetidas para a primeira instância.

Como a investigação é no campo civil, por improbidade administrativa, a pena, em caso de condenação, não incluiria prisão, mas a perda de bens obtidos ilicitamente e dos direitos políticos, além do pagamento de multa.

Leia mais no Globo