Ambientalistas apresentam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Mais de 50 signatários do documento alegam crime de responsabilidade e aumentam a pilha de pedidos de impeachment que aguardam a análise de Rodrigo Maia

Jair Bolsonaro e Ricardo Salles - Foto: Allan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Ativistas ambientais apresentaram nesta sexta-feira (19) um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O documento, encaminhado à Câmara dos Deputados, alega crime de responsabilidade.

A peça assinado por mais de 50 pessoas e considera que Bolsonaro vem afrontando um "valor irrecuperável de máxima proteção constitucional, e direito fundamental das atuais e futuras gerações, consoante o que determina a Constituição Federal em seu art. 225".

Os signatários também criticam ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, citando a sua fala na reunião de 22 de abril que teve vídeo liberado por Celso de Mello, do STF, quando sugeriu que a pandemia deveria ser aproveitada para "passar boiada".

"O governo do Presidente da República busca um desmonte desenfreado das estruturas de proteção ao meio ambiente, que foram construídas a duras penas", diz um trecho do pedido.

No documento, também são consideradas ações do governo como o desmonte do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O texto foi assinado por figuras como Carlos Minc, Edson Duarte, Gustavo Krause, Izabella Teixeira, José Carlos Carvalho, José Goldemberg e Marina Silva.

Ao todo, já são mais de 30 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro que foram protocolados na Câmara dos Deputados e que aguardam análise do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).