Fórumcast #20
11 de abril de 2018, 11h20

Após vereadores de SP, deputados federais do PT acrescentam “Lula” no nome parlamentar

Ao todo, 60 parlamentares do partido tomarão a mesma atitude, com o objetivo de prestar solidariedade ao ex-presidente

Foto: Agência Câmara

O deputado federal e líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, avisou, via Twitter, que vai mudar seu nome parlamentar para Paulo Lula Pimenta e confirmou que toda a bancada, que voltou a ser a maior da Casa, fará o mesmo. Quando forem chamados a fazer pronunciamentos na tribuna, o nome Lula também deverá ser mencionado pelo parlamentar que estiver presidindo a sessão. A bancada tem 60 parlamentares. Nesta terça (10), os vereadores do PT de São Paulo tinham tomado a mesma decisão.

A mudança, adotada a partir de sugestão do deputado Leo de Brito (PT-AC), é uma forma de prestar solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desde sábado (7) está preso na sede da superintendência da Polícia Federal em Curitiba. “Ao incorporarmos Lula em nossos nomes parlamentares, vamos contribuir para denunciar aos brasileiros e ao mundo a injustiça cometida contra Lula, que se tornou um preso político na semidemocracia que estamos vivendo. Nossa democracia está, sim, sendo ultrajada por procuradores e juízes que agem impunemente à margem da Constituição e das leis”, afirmou Leo de Brito.

Os ofícios para a mudança do nome parlamentar são encaminhados ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que os defere ou não.

Veja também:  Fórum 21 I 500 dias da prisão arbitrária de Lula, com Nelson Pellegrino

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum