Autora de série sobre Marielle cita Spike Lee para defender Padilha

Antonia Pellegrino disse que não escolheu nenhum negro para a direção da série por não existir "um Spike Lee brasileiro"

Foto: Matheus Cabral/Divulgação TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

A roteirista Antonia Pellegrino, autora de série sobre a vereadora assassinada Marielle Franco, deu entrevista neste domingo (8) tentando justificar a escolha de José Padilha como diretor da produção.

"Sou progressista e não-punitivista. Ele se arrependeu. As pessoas erram. E não acho que seja um erro suficiente para a gente cancelar uma pessoa", declarou Pellegrino em entrevista ao colunista Mauricio Stycer, do UOL, sobre a série "O Mecanismo", dirigida por Padilha.

O envolvimento de Padilha com O Mecanismo - que contou a história da Lava Jato de um ponto de vista adesista - é apenas um dos pontos criticados por diversos profissionais negros do audiovisual e das artes no geral em carta.

A condução do projeto por três pessoas brancas (Pellegrino, Padilha e George Moura) é visto como o ponto crítico da produção. "É revoltante mais uma vez ver a branquitude disfarçar de boas intenções a apropriação da imagem de uma mulher negra lésbica, favelada, mãe, filha, irmã e esposa", diz trecho da carta.

Para tentar justificar a ausência de um negro como diretor, Pellegrino lamentou não ter "um Spike Lee" no Brasil. Pelo Twitter, ela ainda reforçou a tese, o que gerou indignação nas redes.

"Existe um racismo estrutural no Brasil q impediu, até hj, a formação de um spike lee brasileiro. Não é supremacia branca. É denúncia", escreveu.

A produtora cultural e ativista Andreza Delgado rebateu a declaração. "Na real você ainda consegue ser mais racista, chamando por um Spikee Lee brasileiro e desqualifica toda uma gama de profissionais negros, como se existisse um jeito só de fazer cinemae áudio visual. Nós negros somos diversos e de aliada vc não tem é nada", tuitou.

"Não existe um Spike Lee brasileiro porque, historicamente, mulheres brancas como você estão sempre mais diposta a dar a mão para homens brancos na hora de construir qualquer coisa", escreveu ainda o professor Caio César.

https://twitter.com/apellegrino/status/1236656703590084609
https://twitter.com/geocaio/status/1236677042265088003
https://twitter.com/andrezadelgado/status/1236670866148200450