Avaliação Ruim/Péssima de Bolsonaro volta a crescer em dezembro, diz PoderData

Apesar da alta na avaliação negativa, aprovação superou desaprovação

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Após ter dado sinais de melhora em setembro, a avaliação do presidente Jair Bolsonaro voltou a cair em dezembro, segundo dados de pesquisa PoderData divulgada pela TV Bandeirantes e pelo portal Poder 360 nesta quarta-feira (23).

Segundo dados do levantamento, são 42% os que consideram o trabalho do presidente como Ruim ou Péssimo, 2 pontos a mais do que pesquisa do dia 7 de dezembro e 12 a mais do que os dados mostravam em setembro.

Por outro lado, também aumentou o percentual dos que consideram o trabalho de Bolsonaro como Bom/Ótimo. Esse percentual foi de 37% para 39% e atingiu o índice mais alto desde o início do ano.

As duas altas acontecem em razão da queda no número de pessoas que avaliam a gestão como "Regular", que agora marca 17%.

Aprovação

A aprovação do governo também subiu e voltou a ultrapassar a desaprovação: 47% a 46%. Apesar da recuperação, esse índice de aprovação é inferior aos de setembro, quando o presidente tinha 50% de apoio.

Mulheres e Nordeste

A pesquisa mostra ainda que o presidente registra índices piores entre as mulheres. Na população feminina, a desaprovação chega a 49% e o Ruim/Péssimo alcança 47%.

A região Nordeste é também a que apresenta piores índices para Bolsonaro, com 58% de reprovação e 49% de Ruim/Péssimo. Apenas no Nordeste a desaprovação supera 50%.

A rejeição do presidente é mais alta também entre pessoas com renda de 5 a 10 salários mínimos e com ensino superior.

Confira aqui a pesquisa completa