Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

O que o brasileiro pensa?
05 de setembro de 2019, 12h07

Base do Governo esvazia Comissão para blindar Guedes

O pedido de convocação de Guedes era para explicar os cortes orçamentários que atingem bolsas do CNPq e para realização de uma audiência pública que debateria a privatização do Serpro e da Dataprev, que não puderam ser votados.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Pela segunda semana consecutiva, na última quarta-feira (4) parlamentares da Base do Governo obstruíram a sessão para impedir que fosse votado requerimentos na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Com o pedido de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, pendente, parlamentares tem usado a tática de fuga para travar a discussão de pautas que coloquem em xeque a falta de soluções para o investimento em pesquisas no país.

Mesmo sem abrir a sessão, o presidente da Comissão, deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) destacou a ausência de representantes do Ministério da Economia na última audiência que debateu a crise na área e o risco de ruptura do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Os mais de 80 mil pesquisadores que estão na iminência de não receber os proventos deste mês, esperavam que o ministério da Economia nos apresentasse uma solução”, comentou. “Vamos manter essa pauta enquanto for necessária. A pauta não será mudada por interferência do Governo, afirmou.

Autor de dois requerimentos que seriam apreciados na Comissão, o vice-líder do PCdoB, Márcio Jerry (MA), criticou o desmonte em curso no país. “Absurdo total de um governo inimigo do conhecimento, da ciência, educação e tecnologia”, disse.

Jerry assinou um pedido de convocação de Guedes para explicar os cortes orçamentários e para realização de uma audiência pública que debateria a privatização do Serpro e da Dataprev, que não puderam ser votados.

Para o líder do PDT, André Figueiredo (CE), a ausência de representantes da base governista aponta o descaso do Governo com o setor.

“Segunda vez que a bancada se ausenta, não dá quórum, compromete a realização dessa sessão de Ciência e Tecnologia, mostrando que o nosso país continua sem rumo e a ciência e tecnologia é mais uma vítima desse desdém que o Ministério da Economia trata os investimentos no nosso país.

Preocupação corroborada pelo companheiro de partido, Gustavo Fruet (PDT-PR). “É raríssimo o que está acontecendo”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum