Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

05 de setembro de 2019, 12h07

Base do Governo esvazia Comissão para blindar Guedes

O pedido de convocação de Guedes era para explicar os cortes orçamentários que atingem bolsas do CNPq e para realização de uma audiência pública que debateria a privatização do Serpro e da Dataprev, que não puderam ser votados.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Pela segunda semana consecutiva, na última quarta-feira (4) parlamentares da Base do Governo obstruíram a sessão para impedir que fosse votado requerimentos na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Com o pedido de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, pendente, parlamentares tem usado a tática de fuga para travar a discussão de pautas que coloquem em xeque a falta de soluções para o investimento em pesquisas no país.

Mesmo sem abrir a sessão, o presidente da Comissão, deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) destacou a ausência de representantes do Ministério da Economia na última audiência que debateu a crise na área e o risco de ruptura do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Os mais de 80 mil pesquisadores que estão na iminência de não receber os proventos deste mês, esperavam que o ministério da Economia nos apresentasse uma solução”, comentou. “Vamos manter essa pauta enquanto for necessária. A pauta não será mudada por interferência do Governo, afirmou.

Autor de dois requerimentos que seriam apreciados na Comissão, o vice-líder do PCdoB, Márcio Jerry (MA), criticou o desmonte em curso no país. “Absurdo total de um governo inimigo do conhecimento, da ciência, educação e tecnologia”, disse.

Jerry assinou um pedido de convocação de Guedes para explicar os cortes orçamentários e para realização de uma audiência pública que debateria a privatização do Serpro e da Dataprev, que não puderam ser votados.

Para o líder do PDT, André Figueiredo (CE), a ausência de representantes da base governista aponta o descaso do Governo com o setor.

“Segunda vez que a bancada se ausenta, não dá quórum, compromete a realização dessa sessão de Ciência e Tecnologia, mostrando que o nosso país continua sem rumo e a ciência e tecnologia é mais uma vítima desse desdém que o Ministério da Economia trata os investimentos no nosso país.

Preocupação corroborada pelo companheiro de partido, Gustavo Fruet (PDT-PR). “É raríssimo o que está acontecendo”, disse.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum