Bolsonaro assina decreto para facilitar posse de armas

A medida representa autorização para manter arma de fogo em casa ou no local de trabalho, desde que o proprietário seja o responsável legal pelo estabelecimento

Bolsonaro e a caneta Bic (Arquivo/PR)
Escrito en POLÍTICA el
[caption id="attachment_147660" align="alignnone" width="700"] Foto: NBR/Reprodução[/caption] Apesar de desagradar boa parte da população e especialistas, Jair Bolsonaro assinou, nesta terça-feira (15), o decreto que facilita a posse de armas, promessa de campanha, de acordo com informações de Guilherme Mazui e Luiz Felipe Barbiéri, no G1.

“Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu como presidente vou usar essa arma”, declarou Bolsonaro, ao mostrar uma caneta e assinar o decreto.

Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais A medida representa a autorização para manter arma de fogo em casa ou no local de trabalho, desde que o proprietário seja o responsável legal pelo estabelecimento. Já no que se refere a andar com a arma de fogo nas ruas, é necessário ter direito ao porte, o que não foi tratado no decreto, embora Bolsonaro já tenha dito que será o próximo passo.

Pesquisa

Em discurso, Bolsonaro disse que o decreto restabelece um direito “definido nas urnas por ocasião do referendo de 2005”, esquecendo que já faz quase 14 anos. Na época, a maioria da população rechaçou o trecho do Estatuto do Desarmamento que tornava mais restrita a posse de armas.

No entanto, de acordo com pesquisa Datafolha, divulgada em 31 de dezembro, 61% dos entrevistados consideram que a posse de armas de fogo deve ser proibida por representar ameaça à vida de outras pessoas.

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais