Bolsonaro e Weintraub preparam vídeo para anunciar oficialmente a demissão

Especulada há semanas, mudança no Ministério da Educação deve se concretizar finalmente nesta quinta, com Carlos Nadalim, atual secretário de Alfabetização, assumindo o cargo

Bolsonaro e Weintraub (Foto: Gabriel Jabur/MEC)
Escrito en POLÍTICA el

A saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação está recebendo atenção especial do presidente Jair Bolsonaro. Os dois inclusive estariam gravando um vídeo, no qual anunciarão oficialmente a decisão, o qual deve ser difundido nesta quinta-feira (18), dia em que a demissão deve ser oficializada, após semanas de especulação.

Não é a primeira vez que Bolsonaro grava vídeo com um ex-ministro, para tentar aparentar uma demissão de forma amigável. O primeiro caso ocorreu em meados de maio, após a queda de Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura.

A mudança no Ministério da Educação já é dada como favas contadas em Brasília, tanto que até blogueiros bolsonaristas, como Allan dos Santos, já vêm afirmando isso desde a tarde desta quarta.

Também é dado como certo o nome do provável novo ministro: se trata de Carlos Nadalim, que assim como Weintraub é um fiel seguidor de Olavo de Carvalho, e que atualmente ocupa o cargo de secretário de Alfabetização. Nadalim também é um forte defensor dos métodos de ensino à distância.

Há quem especule que, em um princípio, Nadalim assumiria o cargo de forma interina, como aconteceu com o general Eduardo Pazuello, que começou como ministro da Saúde interino, e já está há mais de um mês no cargo – não foi oficializado ainda, mas muitos consideram que ficará de forma definitiva.