Zé Dirceu vê possibilidade de impeachment de Bolsonaro mais próxima

Todavia, o líder petista afirma que o principal objetivo do presidente é dar um golpe e acabar com a democracia

Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula (2002-2010) Zé Dirceu afirmou em artigo que as recentes declarações do PSDB, MDB, Solidariedade e PSD indicam que a possibilidade da abertura de um processo de impeachment "passou a ser real".

"Mesmo nos partidos que compõem o chamado Centrão há indícios de divisões o que se explica não apenas pela ofensiva golpista de Bolsonaro, mas pelo aumento da rejeição ao governo no empresariado que cresceu nas últimas semanas com manifestações públicas", analisa.

Para Dirceu, "os partidos que compõem a 3ª via e ainda não a viabilizaram podem estar tentados a encurtar o caminho para o 2º turno com a cassação de Bolsonaro, o que não significa que não haja base legal e constitucional para a medida extrema".

Além disso, o líder petista acredita que "os panelaços durante as manifestações bolsonaristas e após seu término, à noite, mostram que existem uma ampla maioria hoje que se coloca contra o governo. A questão-chave é como unificar todas as forças políticas e sociais em defesa da democracia, tarefa difícil, mas não impossível".

Por fim, Dirceu afirma que não se pode ter dúvidas quanto aos objetivos reais de Bolsonaro, que é "dar um golpe e/ou impedir o calendário eleitoral e a posse do eleito […] é preciso detê-lo antes que seja tarde e destrua nossa democracia que tanto nos custou conquistar".

Com informações do Poder360.