Bolsonaro nega novamente dados de desmatamento e afirma que questão ambiental “só interessa a veganos”

Após participação em evento do Exército, presidente criticou os dados do Inpe e falou contra a questão ambiental do país

O presidente Jair Bolsonaro negou mais uma vez os dados de desmatamento fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), neste sábado (27), após participar de um evento do Exército no Rio de Janeiro.

Após a cerimônia, Bolsonaro conversou com a imprensa e expressou o desejo de transformar a baía Angra dos Reis em uma “Cancún Brasileira”, como relatou a Folha. Quando questionado se o meio ambiente não seria necessário para essa tal transformação, o presidente fez um discurso contra a questão ambiental, dizendo que está só interessa “aos veganos que só comem vegetais”.

O instituto divulgou recentemente dados preliminares que mostram desmatamento de mais de 1.000 km² na região da Floresta Amazônica só nos primeiros quinze dias de julho. Esse número apresenta um aumento de 68% na área de desmatamento em relação a julho de 2018.

“É um crime quem fala em preservação ambiental sem ter conhecimento disso”, disse Bolsonaro, que nega a veracidade do levantamento feito pelo Inpe. Ele ainda informou que, na semana que vem, haverá uma “surpresa” sobre o assunto, mas não deu detalhes sobre o que seria.

Bolsonaro também reclamou que a divulgação dessa pesquisa “prejudica” a imagem do país. “No Brasil, parece que os chefes de Estado e alguns fazem campanha contra a sua pátria. Lula em 2002 disse que o Brasil tinha 30 milhões de crianças nas ruas, é uma péssima propaganda contra o Brasil, essa questão ambiental é a mesma coisa”.

“Não estou acusando ninguém, mas queria saber o que une essas pessoas com ONGs interna internacionais”, continuou o presidente. “Quando acabarem os commodities do Brasil, nós vamos viver do que? Do que a gente vai viver? (…) Vamos virar veganos?”

“A questão ambiental, o mundo cresce com 70 milhões de habitantes por ano, o Brasil com um pouco mais de 2 milhões por ano. Outros países com baía não tão exuberante como a de Angra conservam o meio ambiente”, disse Bolsonaro, defendendo o seu ponto de vista.

O presidente pretende alterar o status de Estação Ecológica de Angra, onde ele possui uma casa na Vila Histórica, mas afirma que o motivo é porque “a medida atrapalha o turismo na região”, conforme disse em pronunciamento no dia 8 de maio deste ano.

Vale lembrar que Jair Bolsonaro foi multado em 2012 por pesca ilegal na Estação Ecológica de Angra dos Reis.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR