Bolsonaro publica MP que autoriza Weintraub a nomear reitores durante pandemia

Texto suspende consulta a professores e estudantes para a escolha dos dirigentes, assim como formação de lista tríplice

Bolsonaro e Weintraub (Foto: Gabriel Jabur/MEC)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP nº 979) nesta quarta-feira (10) que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a nomear reitores para universidades e institutos federais durante a pandemia do coronavírus.

O texto suspende a consulta a professores e estudantes para a escolha dos dirigentes, assim como a formação de lista tríplice. A medida já está em vigor e deverá ser aprovada pelo Congresso em 120 dias para não perder a validade.

"Não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19", diz o texto.

A medida vale para as instituições cujo mandato do reitor se encerrou ou vai se encerrar durante a pandemia do coronavírus.

Em 2019, o governo Bolsonaro interveio na nomeação de ao menos 6 reitores, entre as 12 nomeações que haviam sido feitas até agosto daquele ano. A informação é do G1.