Bolsonaro recorre ao STF para garantir nomeação de amigo de Carlos à PF

Auxiliares do presidente fizeram consultas a ministros do Tribunal sobre o risco de a indicação de Alexandre Ramagem ser barrada

Jair Bolsonaro e Alexandre Ramagem (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro mandou auxiliares ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer consultas informais aos ministros sobre o risco de sua indicação à Polícia Federal ser barrada.

Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e nome mais cotado para a organização, é próximo da família do presidente e amigo do vereador Carlos Bolsonaro.

Carlos é investigado pela PF como um dos responsáveis pela milícia virtual que dispara fake news nas redes sociais. O presidente, portanto, quer Ramagem à frente da corporação que apura a conduta do próprio filho.

Neste domingo (26), Bolsonaro respondeu com “e daí?” ao questionamento de uma mulher nas redes sociais sobre a nomeação de Ramagem como novo diretor-geral da PF. O ex-capitão foi provocado sobre o fato de que Ramagem é amigo de seu filho.

Ramagem foi indicado para a PF após Bolsonaro exonerar Maurício Valeixo da chefia da organização. A decisão motivou o pedido de demissão do então ministro da Justiça, Sergio Moro, que acusou o presidente de querer interferir politicamente na PF para ter acesso a informações confidenciais do órgão.