Bolsonaro reserva horário para novo pronunciamento em cadeia nacional

O martelo para a exibição de um novo pronunciamento do presidente nesta quarta-feira ainda não foi batido, mas caso se confirme, Bolsonaro deve defender o uso da cloroquina contra o coronavírus

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro planeja fazer um novo pronunciamento em cadeia nacional nesta quarta-feira (8), o quinto desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O martelo sobre a exibição do pronunciamento nesta quarta ainda não foi batido, mas o porta-voz da presidência, general Rêgo Barros, confirmou à jornalista Vera Magalhães que foi solicitado o espaço em rede nacional de rádio e TV para às 20h30. A reserva do horário, no entanto, não garante que o pronunciamento seja exibido, pois há a possibilidade de o presidente voltar atrás, como já aconteceu em outras ocasiões.

Caso a gravação e exibição do pronunciamento se confirmem, é provável que Bolsonaro volte a defender o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19. A substância, entretanto, ainda não teve sua eficácia 100% comprovada através dos estudos que vêm sendo realizados - além dos efeitos colaterais que ela causa em algumas situações.

De acordo com site Valor, que teria conversado com pessoas próximas ao presidente, ele também deve usar o tempo de televisão para passar a impressão de que é ele quem está liderando o governo federal em meio à pandemia. Isso porque nos últimos dias passaram a circular informações de que quem estaria de fato no comando, por pressão das Forças Armadas, seria o ministro da Casa Civil, general Braga Netto.

O pronunciamento seria o primeiro depois da quase demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em seu último pronunciamento, feito no dia 31 de março, Bolsonaro adotou um tom que muitos consideram mais ameno, mas seguiu espalhando mentiras sobre a Organização Mundial da Saúde (OMS). No pronunciamento anterior, o presidente criticou as medidas de isolamento social e chamou o coronavírus de "gripezinha".