Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de novembro de 2019, 13h21

Capes ignora própria regra para beneficiar empresário amigo de Weintraub e Lorenzoni

Órgão ligado ao MEC autorizou a abertura de um curso em uma universidade privada, que tem como um dos controladores Antônio Veronezi, ligado aos ministros de Bolsonaro

Abraham Weintraub - Foto: Reprodução

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tomou uma decisão que viola as próprias regras. O órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), beneficiou um curso da instituição privada Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, ao autorizar a abertura de pós-graduação em medicina veterinária.

De acordo com reportagem de Paulo Saldaña, da Folha de S.Paulo, a autorização foi concedida apesar de a proposta ter sido mudada no meio do processo de análise, o que é proibido pelo regulamento da própria Capes.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Um dos controladores da instituição é o empresário Antônio Veronezi, ligado aos ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Abraham Weintraub, da Educação. O executivo, inclusive, já foi recebido por Jair Bolsonaro e Lorenzoni, em encontros fora da agenda.

Proximidade

Veronezi é muito próximo de Lorenzoni, que já o indicou a um prêmio na Câmara em 2017. O empresário também tem trânsito livre no governo de Jair Bolsonaro desde a transição, quando conheceu e se tornou amigo de Weintraub e do presidente da Capes, Anderson Correia.

Durante a transição, Lorenzoni tentou indicá-lo para influenciar a composição do Ministério da Educação.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum