quarta-feira, 23 set 2020
Publicidade

Capes ignora própria regra para beneficiar empresário amigo de Weintraub e Lorenzoni

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tomou uma decisão que viola as próprias regras. O órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), beneficiou um curso da instituição privada Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, ao autorizar a abertura de pós-graduação em medicina veterinária.

De acordo com reportagem de Paulo Saldaña, da Folha de S.Paulo, a autorização foi concedida apesar de a proposta ter sido mudada no meio do processo de análise, o que é proibido pelo regulamento da própria Capes.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Um dos controladores da instituição é o empresário Antônio Veronezi, ligado aos ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, e Abraham Weintraub, da Educação. O executivo, inclusive, já foi recebido por Jair Bolsonaro e Lorenzoni, em encontros fora da agenda.

Proximidade

Veronezi é muito próximo de Lorenzoni, que já o indicou a um prêmio na Câmara em 2017. O empresário também tem trânsito livre no governo de Jair Bolsonaro desde a transição, quando conheceu e se tornou amigo de Weintraub e do presidente da Capes, Anderson Correia.

Durante a transição, Lorenzoni tentou indicá-lo para influenciar a composição do Ministério da Educação.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.