Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de dezembro de 2019, 14h36

Carne sobe 8% em novembro e puxa projeção de preços e inflação

Com a alta da carne, inflação deve ser de 4% neste ano, segundo projeções do Banco Central

Carne bovina (Reprodução)

O aumento médio de 8,09% no preço da carne bovina em novembro puxou as projeções do Banco Central para a inflação, que deve terminar este ano em 4%, segundo o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk.

“Ele [o preço da carne] subiu forte e começou a cair. Isso vai se refletir na carne que está no IPCA. A hipótese inicial de trabalho é que uma parte considerável disso ia acontecer em 2020 só. Começou a aparecer antes do que se esperava, já na inflação de novembro. Um pouco mais rápido do que se tinha em mente. Isso puxa a inflação de 2020 para 2019”, diz Kanczuk.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias e representa o índice oficial da inflação.

A alta de 0,51% em novembro foi o maior resultado para o mês desde 2015, quando ficou em 1,01%. No acumulado de 12 meses, o IPCA acelerou de 2,54% em outubro para 3,27%. No acumulado do ano, ficou em 3,12%.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum