Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de julho de 2019, 20h09

Centro Acadêmico da São Francisco lança abaixo-assinado pedindo renúncia de Sérgio Moro

O texto, assinado por juristas renomados, lembra as irregularidades processuais e o conluio entre o então juiz Moro e procuradores revelados pela série de reportagens Vaza Jato, e afirma que, graças a isso, "hoje sabemos que o desrespeito aos pactos constitucionais fere duramente o tecido de nossa combalida democracia". Confira

Sergio Moro (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O Centro Acadêmico XI de Agosto, órgão representativo dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco, lançou um abaixo-assinado, nesta quinta-feira (11), pedindo a renúncia do ministro da Justiça, Sérgio Moro, a nulidade dos processos conduzidos na Lava Jato e a liberdade imediata para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento pode ser lido e receber adesões a partir deste link.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

O texto do abaixo-assinado lembra as irregularidades processuais e o conluio entre o então juiz Moro e os procuradores do MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná), revelados pela série de reportagens Vaza Jato, do site The Intercept Brasil, e afirma que, graças a isso, “hoje conhecemos quais são os destinos reservados aos atalhos tentados na longa e árdua estrada do fortalecimento de nossas instituições. Sabemos que o desrespeito aos pactos constitucionais fere duramente o tecido de nossa combalida democracia, e que ela costuma morrer antes que consigamos estancar a sangria dos medos presentes em nosso cotidiano”.

O documento também fala que seu pedido pela liberdade de Lula é para que ele “seja submetido a um julgamento justo, seguida a regularidade procedimental e obedecidos os parâmetros constitucionais.devido ao que considera”.

Em 2017, o mesmo Centro Acadêmico XI de Agosto realizou manifesto semelhante contra a nomeação do Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, a entidade conseguiu juntar mais de 330 mil assinaturas. Esta nova iniciativa já conta com o apoio de alguns juristas renomados que são professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Entre os nomes importantes que assinam o documento estão:

Juarez Cirino dos Santos – Presidente do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC), Conselheiro Estadual Titular da OAB, advogado criminal militante e professor aposentado de Direito Penal da UFPR.

José Eduardo Cardozo – Ex-Ministro da Justiça e Advogado-Geral da União durante o governo Dilma Rousseff, advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Carol Proner – Membro da Secretaria Internacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Co-Diretora do Programa Máster-Doutorado Oficial da União Européia, Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo e professora de Direito Internacional da UFRJ.

Sérgio Salomão Shecaira – Ex-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e penitenciária e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), membro do Conselho de Direção da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), secretário adjunto para a América Latina da Sociéte Internacionale de Défense Sociale e professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Maurício Stegemann Dieter – Coordenador do CPECC (Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais, da Universidade de São Paulo), Professor Doutor de Criminologia e Direito Penal da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Professor convidado do Programa de Doutorado em Ciências Penais da Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad San Carlos de Guatemala, do Programa de Mestrado da Universidad Autónoma Latinoamericana, em Medellín, Colômbia, e da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Westminster em Londres.

Valdete Souto Severo – Presidenta da Associação Juízes para a Democracia (AJD), professora, coordenadora e diretora da FEMARGS – Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do RS.

Alamiro Velludo Salvador Netto – Ex-Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça (CNPCP/MJ). Ex-Presidente da Comissão de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (OAB/SP) e Professor Titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Ari Marcelo Solon – Livre-docente, doutor e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), instituição da qual é atualmente professor. Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia.

Jorge Luiz Souto Maior – Professor e Ex-chefe do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP. Coordenador, desde 2013, do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – GPTC-USP.

Gilberto Bercovici – Professor Titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário).

José Augusto Fontoura Costa – Professor e Chefe do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Universidade de São Paulo (USP).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum