Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de junho de 2019, 16h39

Cinco gestores do IBGE se demitem por cortes no Censo 2020

As razões apontadas pelos ex-diretores e ex-gerentes são a crise na condução do processo de elaboração do próximo Censo e o corte no orçamento

Foto: Divulgação

A crise na condução do processo de elaboração do Censo 2020 e o corte orçamentário fizeram com que cinco gestores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se demitissem em um período menor do que 24 horas.

O último a deixar o cargo foi o gerente da Coordenação de Métodos e Qualidade, na área de Metadados, José Guedes, que se demitiu nesta sexta-feira (7).

Deixaram o cargo antes, Andrea Bastos, assessora da Diretoria de Pesquisas; Marcos Paulo Soares, responsável pela definição da amostragem das pesquisas realizadas pelo Instituto; Barbara Cobo, que atuava na área de População e Indicadores Sociais; além de Leila Ervatti, diretora de Demografia.

“É notório que o processo de discussão acerca da definição dos questionários censitários não alcançou os objetivos desejados por todos os técnicos da Instituição”, destacaram os ex-gerentes e ex-diretores.

No documento, eles afirmaram que a nova direção do IBGE “encerrou unilateralmente o debate em torno do projeto censitário, ignorando categoricamente toda a estrutura formal de condução da maior operação estatística da América Latina”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum