Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de abril de 2019, 18h02

Com governo Bolsonaro, diminui o apoio aos militares no poder, diz Ibope

“Não é um movimento ideológico da opinião pública. É pragmático. O governo não está atendendo as expectativas quanto aos problemas mais imediatos das pessoas: emprego, saúde, educação e segurança”, diz a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari

Pesquisa inédita divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (25) mostra que desde o início do mandato de Jair Bolsonaro houve uma diminuição de 13% entre os eleitores que acham uma boa ou ótima ideia um governo militar no Brasil. Segundo o levantamento, em janeiro, logo após a posse, 62% dos brasileiros idealizavam os militares no poder. Já em abril, esse índice baixou para 49%.

Apesar de ainda ser uma taxa alta de apoiadores, o instituto aponta ainda que o percentual dos que acham o conceito de governo marcial ruim ou péssimo cresceu de 32% para 45%. “Ou seja, os 30 pontos que separavam apoiadores de detratores da ideia viraram quatro. Os dois grupos estão no limite de um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Para os que trocaram de lado, a experiência de ter um ex-militar no comando do país não está fazendo justiça à esperança que tinham nesse tipo de governo”, afirma José Roberto Toledo, na Piauí. A pesquisa foi realizada a pedido do veículo.

“Não é um movimento ideológico da opinião pública. É pragmático. O governo não está atendendo as expectativas quanto aos problemas mais imediatos das pessoas: emprego, saúde, educação e segurança”, disse a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, à Piauí.

Outros dados trazidos pelo levantamento revelam que só depois do movimento pró-impeachment de Dilma Rousseff é que começou a crescer o apoio a um governo militar. A maioria dos brasileiros achava a ideia de um governo militar no país ruim ou péssima: 52% em 1997, 62% em 2006 e 60% em 2014. Hoje, de acordo com o Ibope, os evangélicos são os mais favoráveis a um governo fardado: 57% acham a ideia boa ou ótima.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum