Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de abril de 2018, 17h26

Conselho de Ética abre processo de cassação contra deputado Alberto Fraga, que caluniou Marielle

A representação pede a cassação do parlamentar do DEM-DF, que publicou que a vereadora engravidou aos 16 anos, era ex-esposa do traficante Marcinho VP e usuária de drogas

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara Federal instaurou processo disciplinar por quebra de decoro para analisar a conduta do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). O parlamentar publicou em uma rede social fake news sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL), brutalmente assassinada no Rio de Janeiro, no mês de março. O processo foi aberto a partir de representação do PSOL, que pede a cassação do mandato do parlamentar. A assessoria de Fraga informou que ele não vai se manifestar.

Segundo matéria de Débora Brito da Agência Brasil, o PSOL questiona a postagem feita no Twitter com informações falsas sobre a vereadora. O deputado escreveu na rede social que Marielle “engravidou aos 16 anos”, era ex-esposa do traficante Marcinho VP, usuária de drogas e defensora do Comando Vermelho. No post, o deputado ainda disse que ela teria sido eleita com o apoio da facção e exonerado seis funcionários. O deputado também ironizou a suspeita de que ela pode ter sido executada pela Policia Militar.

O PSOL argumenta que Fraga imputou um ato criminoso “flagrantemente mentiroso à memória da vereadora” e, por isso, sua ação é “imoral” e “passível de sanção política”. O relator do processo no Conselho de Ética ainda será escolhido pelo presidente do Conselho a partir de uma lista de três deputados que foram sorteados.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum