Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de julho de 2018, 12h52

Consultor de Ciro Gomes diz que DEM não é de direita

Filósofo diz que sigla de Rodrigo Maia é o "partido dos empreendedores regionais"

O filósofo Roberto Mangabeira Unger, amigo e um dos principais conselheiros do pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), defendeu a aliança com o DEM, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Para o filósofo, o partido não é de de direita e nem mesmo de centro-direita. A direita brasileira tem o PSDB como real representante, na visão de Mangabeira Unger.

“Não vejo o Democratas como direita ou centro-direita. Eles são o partido dos empreendedores regionais. Têm raízes nessa estrutura produtiva descentralizada do país”, disse.

“Pelo contrário, o PSDB, que muitas vezes é visto como um partido à esquerda do Democratas, me parece estar à direita do DEM. Está comprometido com o receituário do chamado Consenso de Washington. Com uma política social meramente compensatória e um colonialismo mental e cosmopolita. Isso que é direita”, argumentou Mangabeira Unger.

O ex-ministro afirmou que Ciro deve se aliar com forças de esquerda, com uma burguesia empreendedora mestiça e morena que luta para abrir e manter pequenos negócios” e com “uma massa de trabalhadores ainda pobres que que mantém dois ou trê empregos”. Ele definiu os dois últimos grupos como “os emergentes”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags