CPI do Genocídio: Humberto Costa cobra de Pazuello pedido de desculpas ao Brasil; general fica calado, assista

"Enviaram cloroquina para Manaus quando se precisava de oxigênio", criticou o senador do PT

O senador Humberto Costa - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Humberto Costa (PT-PE) detonou o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, durante depoimento à CPI do Genocídio nesta quarta-feira (19). Costa destacou as contradições do militar na comissão e cobrou um pedido de desculpas ao Brasil em razão da atuação no governo Bolsonaro.

"Quero lhe fazer um sugestão: peça desculpas ao povo brasileiro", disse Costa durante a sessão. O general não aceitou a sugestão e ficou em silêncio.

O senador ironizou a alegação de que a produção de cloroquina no Brasil foi para malária e lembrou que, quando Manaus precisou de oxigênio, o ministério priorizou a medicação sem eficácia. "Enviaram 47 mil comprimidos de cloroquina para Manaus quando se precisava de oxigênio", disse.

Outro ponto criticado pelo petista foi a demora na compra de imunizantes com o consórcio Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pazuello havia alegado que o preço estava alto. "Qual o preço de uma vida humana para o senhor dizer que não vai comprar vacina?", questionou.

"O senhor não tem autonomia, o senhor concorda com todas as ideias estapafúrdias que o presidente tem da Covid-19. O seu papel era de ser coordenador do enfrentamento à Covid e não assistir aos estados sofrendo. Mas eu não boto a culpa no senhor, isso foi a posição do presidente da República", disse ainda.

Confira trecho:

https://twitter.com/Metropoles/status/1395085903354343430
https://www.youtube.com/watch?v=3Wu8TsZdPKk