Damares insinua que Folha de S.Paulo faz parte do "crime organizado que sustenta a pedofilia"

O jornal denunciou o desmonte em políticas de combate ao abuso infantil

Foto: Julio Nascimento/PR
Escrito en POLÍTICA el

A ministra Damares Alves, dos Direitos Humanos, usou as redes sociais nesta segunda-feira (24) para atacar a Folha de S. Paulo após a publicação de uma reportagem que denuncia "desmonte" na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

"Amigos, vejam a gerra contra o crime organizado que sustenta a pedofilia não é fácil. Vão inventar todo tipo de mentira possível para nos desacreditar. Avisamos que não seria fácil nossa luta", escreveu a ministra ao compartilhar reportagem intitulada "Governo Bolsonaro desmonta ação de combate ao abuso de crianças".

Reportagem da jornalista Carolina Vila-Nova aponta que o governo excluiu do relatório do Disque 100 todas as denúncias de violações, entre elas as de violência infantil. Segundo a Folha, com a decisão do governo "não se sabe que encaminhamento foi dado às denúncias recebidas".

O advogado Ariel de Castro, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), foi ouvido pela reportagem e criticou o Ministério de Damares.

"Demonstra que temos um sistema de proteção de crianças e adolescentes que não as protege. Um sistema falho e precário, com omissões ou até conivências de familiares, vizinhos e outros membros da comunidade. Mas que também os órgãos de proteção, de apuração e de recebimento de denúncias não funcionam adequadamente", declarou.

"Para quê denunciar se não serve pra nada? Providências não são tomadas, ou se são, não se sabe. Devemos presumir que as vítimas continuaram em risco", completou.